Docente Marciel J. Stadnik será o primeiro a ocupar uma cátedra da Capes em uma universidade alemã
O professor do Departamento de Fitotecnia, do Centro de Ciências Agrárias da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Marciel J. Stadnik, foi selecionado para o Programa Cátedra Bonn da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), para promover a colaboração em educação e pesquisa entre a Alemanha e o Brasil. O professor será o primeiro docente da UFSC a ocupar uma cátedra da Capes em uma universidade alemã e o primeiro da área de Ciências Agrárias a representar o Brasil em uma cátedra internacional pela agência.
Por meio da cátedra, o professor fará uma colaboração na Universidade de Bonn, na Alemanha. Segundo ele, a instituição é “referência nas áreas de agricultura, meio ambiente e economia”. Marciel desenvolverá um projeto voltado ao manejo ecológico e ao uso de bioinsumos na agricultura sustentável. Além de fortalecer a cooperação científica entre Brasil e Alemanha, a iniciativa espera promover a interdisciplinaridade e buscar soluções inovadoras para a segurança alimentar global.
“Sinto-me honrado por ter sido selecionado para o Programa Cátedra da Capes. Representa um marco importante em minha carreira e reconhece o mérito do meu trabalho como professor e pesquisador. Ao mesmo tempo, tenho plena consciência da grande responsabilidade que acompanha essa posição. Este programa é uma verdadeira vitrine do que a Ciência e a Educação brasileira têm de melhor”, disse o docente.
O Programa Cátedra Bonn é uma iniciativa da Capes voltada ao fortalecimento da cooperação acadêmica e científica entre instituições brasileiras e alemãs. O programa busca ampliar a visibilidade internacional da produção científica nacional e fomentar redes globais de pesquisa de alto nível.
Fonte: Notícias da UFSC