Ministro da Educação determina que Inep divulgue dados sobre alfabetização

Ministério foi criticado por atraso na divulgação

O ministro da Educação, Camilo Santana, determinou ao presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), Manuel Palácios, que haja a divulgação imediata dos resultados barrados de alfabetização da principal avaliação do país.

O tema foi tratado em reunião no Ministério da Educação (MEC) na quarta-feira, dia 2. O encontro teve clima tenso e contou com a participação de Camilo e Palácios, além de outros integrantes da pasta.

O ministro indicou a Palácios que a divulgação ocorra ainda nesta quinta, dia 3, segundo relatos colhidos pela reportagem. O Inep foi procurado nesta manhã, mas ainda não se pronunciou.

Técnicos do Inep criticaram a não divulgação dos resultados da educação colhidos através do Saeb, do Enade e do Censo Educacional. Em carta aberta divulgada nesta quarta-feira, os servidores afirmam que os dados são “indispensáveis para o diagnóstico da melhoria da educação no país.

Os resultados do Saeb e do Enade estavam previstos para serem divulgados a partir de agosto de 2024 e o Censo da educação básica em janeiro de 2025.

Leia na íntegra: Folha, O Globo