Dois protocolos de intenções estabelecem novas frentes de cooperação nas áreas de robótica avançada e biotecnologia
A Federação das Indústrias de Santa Catarina (Fiesc), por meio do Senai/SC, e a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) firmaram na última sexta-feira, dia 28, dois protocolos de intenções que estabelecem novas frentes de cooperação nas áreas de robótica avançada e biotecnologia. As iniciativas têm como foco o fortalecimento do ecossistema de inovação no estado, promovendo a integração entre pesquisa científica e aplicação industrial.
“O fortalecimento das redes de inovação em biotecnologia e robótica coloca Santa Catarina em uma posição estratégica no cenário nacional, aproximando o conhecimento gerado nas universidades das demandas reais da indústria”, afirma Mario Cezar de Aguiar, presidente da Fiesc.
Para o reitor da UFSC, Irineu Manoel de Souza, a parceria eleva a um outro patamar as relações entre a UFSC e a indústria em Santa Catarina. “A partir deste momento seremos parceiros no desenvolvimento de pesquisas em áreas estratégicas para o futuro do estado. As redes de Robótica e Biotecnologia são pioneiras, mas haverá outras redes sobre temas tão fundamentais quanto inteligência artificial, transição energética, newspace e manufatura avançada”, destaca.


Como funcionará a cooperação
A Rede Catarinense de Robótica Avançada vai fomentar o desenvolvimento de soluções em automação e inteligência artificial, conectando competências acadêmicas e industriais para gerar impactos concretos em produtividade, competitividade e desenvolvimento tecnológico. O objetivo é consolidar Santa Catarina como um polo nacional de referência em robótica e automação industrial.
Já a Rede Biotech, voltada à biotecnologia, buscará promover avanços em soluções que aumentem a competitividade industrial e respondam a desafios globais, como saúde pública, segurança alimentar, sustentabilidade ambiental e transição energética. A parceria integra expertises em bioquímica, biologia molecular, bioinformática e engenharia biotecnológica, com foco em soluções industriais aplicadas.
O diretor regional do Senai, Fabrízio Pereira, frisa que “as parcerias reforçam o compromisso das entidades com a inovação, conectando indústria, academia e poder público para transformar conhecimento em soluções que atendam aos grandes desafios da sociedade”.
O pró-reitor de Pesquisa e Inovação da UFSC, Jacques Mick, destacou o potencial da parceria firmada com a Fiesc. “A cooperação entre universidades e indústria é vetor-chave para o crescimento econômico e social. As nações de mais alto IDH nos ensinam que só há país justo com indústria desenvolvida, alto valor agregado e educação de qualidade”. Ele reconheceu o esforço do sistema Fiesc para sensibilizar as indústrias da importância da inovação e da cooperação com a Universidade. “Ainda há resistências ideológicas, ainda há desconhecimento, ainda há obstáculos indesejados à ponte que liga a universidade à indústria”, declarou Jacques Mick.
As duas redes terão vigência inicial de cinco anos e contarão com ações conjuntas de caráter técnico, científico e cultural. Os termos preveem ainda a construção de planos de trabalho específicos, com definição de objetivos, cronogramas, aportes financeiros e metas de desempenho.
Fonte: Notícias da UFSC