Escolas de SP perderam 35% da carga horária das aulas de ciências humanas

Área inclui disciplinas de história, geografia, sociologia e filosofia; governo Tarcísio diz que prioriza matemática e português, conforme Folha

Em cinco anos, o currículo do ensino médio das escolas estaduais de São Paulo perdeu 35,1% da carga horária das disciplinas de ciências humanas. Para este ano, o governo Tarcísio de Freitas (Republicanos) cortou ainda mais 13 horas das aulas destinadas à essa área do conhecimento.

Em 2020, antes da reforma do ensino médio, eram 720 horas. Já em 2025, os estudantes da rede estadual dos turnos diurnos terão 466,7 horas de aulas das quatro disciplinas de ciências humanas (história, geografia, sociologia e filosofia), carga horária menor que a de 2024 —que era de 480 horas.

Desde 2020, sociologia e filosofia foram as que tiveram maior corte, com redução de 62,9% da carga horária. Geografia também teve uma redução de 25,9% do tempo de aula. A única disciplina que teve acréscimo no período foi história, com um aumento de 11,1%.

Leia na íntegra: Folha