Classificados digitais e plataformas especializadas oferecem produção de conteúdos acadêmicos, destaca o Repórter Brasil
Um mercado paralelo de monografias, artigos científicos e trabalhos de conclusão de curso (TCC) está “a um Google de distância”. Por R$ 80, é possível encomendar um texto acadêmico de 20 páginas em sites de “bicos digitais”, como VintePila, em classificados de internet, como OLX, ou em plataformas especializadas, como StudyBay e TCC Nota 10.
Segundo especialistas ouvidos pela reportagem, pagar alguém para produzir um trabalho científico não é necessariamente ilegal. As irregularidades acontecem, porém, quando o contratante se apresenta como autor de uma obra feita por um terceiro, ou quando produções de outros são copiadas, sem a devida citação.
Em geral, quem oferece esse tipo de serviço, de forma anônima e por meio de plataformas, tem diploma e familiaridade com o ambiente acadêmico – alguns, inclusive, trabalham como professores e pesquisadores em universidades.
Consultor em direito patrimonial e membro-fundador do Núcleo de Pesquisa em Propriedade Intelectual da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Tobias Klen explica que apenas o uso efetivo destes trabalhos, como publicação ou apresentação em bancas de universidade, pode implicar crimes como violação de direitos autorais e falsidade ideológica.
Leia na íntegra: Repórter Brasil