Ano de 2024 supera 1,5°C de aquecimento da Terra; entenda o sinal de alerta

Paulo Artaxo, membro do IPCC, painel de especialistas do clima da ONU, e professor da Universidade de São Paulo, faz uma análise do cenário

O ano de 2024 foi o primeiro da história a terminar com a média de temperatura acima de 1,5°C em relação ao período pré-industrial. No Brasil, o número de incêndios no ano passado foi o maior desde 2010. Paulo Artaxo, membro do IPCC, painel de especialistas do clima da ONU, e professor da Universidade de São Paulo, em entrevista ao âncora Mílton Jung no Jornal da CBN, faz uma análise do cenário.

“A ciência há mais de 50 anos alerta que o planeta como um todo e as nossas sociedades estão indo por uma catacombe, digamos assim, insustentável do ponto de vista de uso dos recursos naturais do nosso planeta. E a gente vai ter que mudar esta rota se não quisermos realmente alterar o clima do planeta de uma maneira que torne a vida inviável aqui na Terra”.

Paulo Artaxo destaca que é preciso mudar urgentemente o rumo do desenvolvimento, acabando com a exploração de todos os combustíveis fósseis para que as próximas gerações tenham um clima realmente favorável ao desenvolvimento econômico e social.

Leia na íntegra: CBN