Programa Institucional de Apoio Pedagógico aos Estudantes da UFSC atende 10 mil pessoas por ano

Piape divulgou o relatório de gestão relativo ao ano de 2024

A equipe do Programa Institucional de Apoio Pedagógico aos Estudantes (Piape) divulgou o relatório de gestão relativo ao ano de 2024. De acordo com os dados, o programa alcança uma média de 5 mil estudantes inscritos(as) nas diversas atividades oferecidas a cada semestre letivo – cerca de 10 mil por ano -, considerando os mais diversos perfis de ingresso em relação à escolarização pregressa, à forma de ingresso, à faixa etária, ao gênero, à nacionalidade de origem, ao perfil neurodiverso, à origem étnica e às características socioeconômicas, entre outras.

O Piape é uma iniciativa desenvolvida na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), no âmbito de atividades de permanência estudantil inscritas no eixo de apoio e orientação pedagógica aos estudantes da graduação.

Também tem como finalidade apresentar a importância de programas institucionais de apoio e orientação pedagógica no ensino superior no que se relaciona à qualidade dos processos formativos e vinculação acadêmica, com enfoque nos processos de ensino e aprendizagem de qualidade, inclusivos, democráticos e que contribuam para a permanência estudantil no ensino superior.

É coordenado pela Coordenadora de Avaliação e Apoio Pedagógico da Pró-reitoria de Graduação e Educação Básica (Prograd), Janaina Santos de Macedo.

Desde sua criação, em 2013, o programa desenvolve diversas ações de apoio ao aprendizado e às atividades acadêmicas nos cinco campi da UFSC, nas áreas de Leitura e Produção Textual, Matemática (Pré-Cálculo, Cálculo I, Cálculo II, Álgebra Linear, Geometria Analítica), Estatística, Física I, Revisão de Matemática do Ensino Médio, Física II, Informática Básica e Programação, Bioquímica, Química e Orientação Pedagógica individual e em grupos. A partir do primeiro semestre de 2025, o Piape oferecerá apoio pedagógico também na área de Anatomia.

“Na prática, verifica-se que os atendimentos realizados pelo PIAPE alcançam aproximadamente 20% do total de graduandos(as) da UFSC. De acordo com os relatórios da gestão, entre 2019.2 e 2023.1, foram oferecidas 974 atividades que oportunizaram 49.299 inscrições”, destaca o documento.

::: Acesse aqui a íntegra da publicação

Fonte: Notícias UFSC