O reitor reconheceu que houve demora na realização do processo de licitação e anunciou a criação de uma comissão permanente de acompanhamento do plano de saúde
A Diretoria da Apufsc-Sindical realizou nesta segunda-feira, dia 16, uma reunião ampliada com a participação da Reitoria da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) sobre a questão do plano de saúde da instituição. O evento foi realizado no auditório do Espaço Físico Integrado (EFI) e durou cerca de duas horas. A reunião foi conduzida pelo presidente da Apufsc, Carlos Alberto Marques, e teve a presença do reitor Irineu Manoel de Souza, da vice-reitora Joana Célia dos Passos e de outros representantes da Administração Central.
Bebeto iniciou explicando que o ponto central era discutir como está o processo de licitação da universidade e como foram as tratativas com a Unimed, cujo contrato encerrou no dia 1° de dezembro e foi prorrogado por 12 meses, com reajuste de 12,94% no valor das mensalidades. “Queremos esclarecer o que aconteceu e tirar dúvidas, além de ver o que fazer com esse problema, que é crônico”, iniciou o presidente da Apufsc.
Ele destacou ainda a falta de informações por parte da Reitoria sobre o processo preparativo para a licitação e o fato de que a comissão existente para tratar do assunto, que inclui a Administração Central e entidades representativas, não foi chamada para acompanhar a questão. Isso ocorreu apenas a partir do mês de outubro, depois de cobranças públicas feitas pela Diretoria da Apufsc-Sindical.
A reunião seguiu com explicações feitas pelo reitor, pelo pró-reitor de Administração Vilmar Michereff Junior, e outros representantes da Administração Central. Um ponto destacado foi de que as reclamações relacionadas à Unimed precisam ser registradas junto à Administração Central para que possam ser utilizadas no momento da negociação. O e-mail de contato é [email protected].
Filiados e filiadas à Apufsc também tiveram a oportunidade de dar suas contribuições e fazer questionamentos. O professor aposentado Gelson Albuquerque, por exemplo, apontou a falta de um fiscal no atual contrato, o que fragiliza o acompanhamento dos serviços da Unimed e impacta sobre o valor da sinistralidade que a operadora apresenta. Ele também criticou o plano de saúde e o fato de que, muitas vezes, é preciso pagar por médicos particulares, já que a Unimed não atende a todas as necessidades dos servidores.
Ao fim do encontro, o reitor reconheceu que houve demora na realização do processo de licitação e anunciou a criação de uma comissão permanente de acompanhamento do plano de saúde com a empresa que ganhar a licitação. Essa comissão, conforme Irineu, terá a participação da Apufsc e do Sintufsc “desde o primeiro dia de contrato”. Conforme Michereff, a expectativa é de que o edital de licitação seja lançado a partir da segunda quinzena de janeiro.
Para Bebeto, “a reunião foi muito proveitosa porque possibilitou o confronto, no bom sentido”. O presidente da Apufsc considerou a criação da comissão um bom encaminhamento por parte do reitor e acrescentou: “O que a Diretoria que eu presido está determinada é buscar alternativas”.
A reunião encerrou com a discussão entre a Diretoria e filiados e filiadas participantes sobre possibilidades que podem ser estudadas pela Apufsc-Sindical.
Assista à reunião ampliada na íntegra:
Imprensa Apufsc