Baixa procura pelos cursos pode causar déficit de professores no ensino básico
A Comissão de Educação da Câmara dos Deputados realiza nesta quinta-feira, dia 12, audiência pública para avaliar a crescente taxa de desistência de estudantes universitários nos cursos de licenciatura em todo o país e o impacto dessa realidade na educação básica.
O debate foi solicitado pela deputada Professora Luciene Cavalcante (Psol-SP) e será realizado no plenário 10, a partir das 10 horas.
Luciene destaca que, de acordo com o último Censo da Educação Superior divulgado pelo Inep, 58% dos alunos de cursos de licenciatura (destinados à formação de professores) abandonaram a faculdade antes de concluir o curso. Os dados são de 2022 e representam a maior taxa de evasão da década.
A deputada afirma que isso traz sérias implicações para o futuro do ensino de crianças e adolescentes. “Pesquisa do Instituto Semesp, de 2022, apontou que o Brasil poderá enfrentar déficit de 235 mil professores na educação básica em 2040“, diz Professora Luciene Cavalcante.
Ela aponta que os baixos salários, a desvalorização da carreira de professor e a ausência de políticas de estímulo à formação acadêmica contribuem para a menor procura pelos cursos de licenciatura.
::: Relatório divulgado pela UFSC indica evasão parcial de 45,6% nos cursos presenciais
Fonte: Agência Câmara de Notícias