Também está aberto o campo para solicitação de recursos quanto ao gabarito das provas objetivas, discursivas e redação e o cálculo da pontuação online
A Comissão Permanente do Vestibular (Coperve) divulgou as provas e os gabaritos preliminares do Vestibular Unificado UFSC/IFSC/IFC 2025. Também está aberto o campo para solicitação de recursos quanto ao gabarito das provas objetivas, discursivas e redação e o cálculo da pontuação online. O concurso foi realizado no último sábado e domingo. O índice de presencialidade nos dois dias ficou em 75,9%, superando o do ano passado, 73,9%. O comparecimento de 2023 já havia crescido em relação a 2022, quando foi de 70,9%.
O Vestibular Unificado UFSC/IFSC/IFC oferece 6.726 vagas distribuídas em 200 cursos de graduação, nas três instituições. Na UFSC são 4.525 vagas, no IFSC 1.268 vagas e no IFC 933 vagas. A divulgação da lista dos classificados em primeira chamada está prevista para o final da primeira quinzena de janeiro.
Redação foi sobre condições de trabalho
O tema da redação do vestibular abordou as condições de trabalho. Os candidatos puderam escolher entre três propostas, a partir da leitura de três textos apresentados no caderno de provas. O primeiro texto reuniu trechos de três romances indicados como leitura obrigatória para os candidatos: “Torto Arado”, de Itamar Vieira Junior, “Parque Industrial”, escrito por Patrícia Galvão, e “Solitária”, da autora Eliana Alves Cruz. Um dos temas transversais destas obras é a exploração feita por patrões aos empregados, principalmente quando são negros e mulheres. O segundo texto apresentou os resultados de uma pesquisa inédita do IBGE sobre trabalhadores por aplicativo e o terceiro texto abordou o empreendedorismo como uma forma de escravidão contemporânea.
Na primeira proposta de redação o candidato teria que escrever um manifesto, assinado como “Classe Trabalhadora” ou “Grupo de Empregadores” apresentando sua posição sobre as condições de trabalho. Na segunda proposta, o candidato deveria produzir um “textão”, termo designado a textos longos em redes sociais, com o posicionamento dele sobre o tema “as condições de trabalho nos dias de hoje”. A proposta é que o “textão” seria publicado no perfil do candidato em uma rede social. E na última proposta, o candidato poderia optar por escrever uma resenha sobre as obras mencionadas no texto 1 da prova de redação, considerando as condições de trabalho abordadas nelas.
Fonte: Notícias UFSC