Serrapilheira lança dois novos editais de R$ 8,4 milhões para apoio a jovens cientistas

Chamadas voltadas a cientistas com vínculo permanente e pós-docs negros e indígenas sem vínculo, terão inscrições de 7 de janeiro a 4 de fevereiro de 2025

O Instituto Serrapilheira lançou na última sexta-feira, dia 29, duas novas chamadas públicas de apoio a jovens cientistas do Brasil. O investimento dos editais totaliza R$ 8,4 milhões, a serem utilizados tanto no pagamento de bolsas quanto no financiamento de pesquisas. A oportunidade vai contemplar cientistas com vínculo permanente em instituições e também pós-doutorandos negros e indígenas sem vínculo.

Serão selecionados até 16 pesquisadores nas duas iniciativas. O objetivo é criar condições para que os aprovados desenvolvam suas pesquisas com recursos financeiros flexíveis e autonomia. Outro foco é ampliar a participação de negros e indígenas em posições de destaque na carreira científica. As inscrições vão de 7 de janeiro a 4 de fevereiro de 2025.

Embora lançados juntos, os editais têm características diferentes. A 8ª chamada pública de apoio à ciência é voltada a cientistas em fase de consolidação de carreira com projetos nas áreas de ciências naturais (ciências da vida, física, geociências e química), matemática e ciência da computação. Já a 3ª chamada de apoio a pós-docs negros e indígenas em ecologia, realizada com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (Fapesb), é exclusiva para pesquisadores que buscam fazer o pós-doutorado na área de ecologia.

Leia na íntegra: Jornal da Ciência