Formamos doutores no Brasil com quase 40 anos; nos EUA é antes do 30, diz presidente da Capes

Órgão do MEC vai incentivar programas para encurtar tempo de titulação e permitir disciplinas da pós sejam feitas já na graduação, segundo Estadão

Programas de pós-graduação do Brasil todo terão incentivo da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) para encurtar o tempo de titulação, permitindo que estudantes mudem para o doutorado depois de um ano de mestrado.

“O Brasil é um dos países que formam doutores com a maior idade cronológica. Formamos doutores com quase 40 anos, quando nos Estados Unidos eles se formam antes do 30″, disse ao Estadão Denise Carvalho, presidente da Capes, órgão ligado ao Ministério da Educação (MEC).

Segundo ela, a Capes vai premiar com uma bolsa de pós-doutorado os programas de qualquer universidade cujos alunos tiverem condições de ingressar no doutorado mais rapidamente. “A gente vai contar esse tipo de atitude para avaliação porque isso mostra que o programa tem maturidade, quando tem um número de pós-graduandos que pode passar do mestrado para doutorado antes. Isso mostra que as pesquisas ali estão dando muito certo.”

Leia na íntegra: Estadão