Estudo aponta cenário crítico da educação brasileira desde os anos iniciais

Diagnóstico mostra que menos da metade dos alunos do 4º ano dominam habilidades fundamentais

Foram divulgados nesta quarta-feira, dia 4, os resultados do Estudo Internacional de Tendências em Matemática e Ciências (Timss), conduzido pela Associação Internacional para a Avaliação do Desempenho Educacional (IEA), que reúne instituições e agências internacionais de pesquisa. Trata-se de uma avaliação internacional de aprendizagem em matemática e ciências, realizada desde 1995, e consolidada em diversos países desenvolvidos.

O diagnóstico mostra que na disciplina de ciências apenas 61% dos alunos brasileiros alcançam o nível básico de aprendizado e que, em matemática, esse percentual é ainda menor, 49%. Em termos práticos, isso significa que menos da metade dos alunos do 4º ano dominam habilidades fundamentais, como adição e subtração de números inteiros de três algarismos e operações básicas de multiplicação e divisão.

Ainda que a média e o percentual de alunos no nível básico sejam melhores na avaliação dos mais novos, o país já está muito atrás dos outros países que fazem a prova.

Leia na íntegra: Folha