Para marcar a data, foram realizadas palestras, recital e uma jantar de confraternização
O curso de Filosofia da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) comemorou nesta terça-feira, dia 3, 70 anos de existência. Para marcar a data, foram realizadas palestras, recital e uma jantar de confraternização. A cerimônia de abertura ocorreu às 14h no Auditório do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH), com a presença do reitor Irineu Manoel de Souza, do diretor do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH), Alex Degan, do sub-chefe do Departamento de Filosofia, Marcos Müller, e do coordenador do curso de Filosofia, Felipe de Mattos Müller.
A programação seguiu com a palestra da professora Sônia Terezinha Felipe, com o tema Filosofia moral: análise crítica e quebra do silêncio. Sônia é formada em Filosofia pela UFSC e atuou como professora no departamento de 1979 a 2012. Após a sua fala, ela descreveu a alegria de palestrar na comemoração dos 70 anos do curso e de ver a evolução que houve durante esse tempo.
“Nesses últimos anos, o curso de Filosofia se tornou um curso respeitável e sempre aberto a muitas temáticas. Daqui saem filósofos tratando de questões bem diferentes umas das outras, mas com o mesmo carinho e a mesma responsabilidade ética e moral”, afirmou.
Além dela, o auditório recebeu o professor aposentado Celso Braida na palestra Essas palavras – outras pontes, em que ele criticou a ausência de pensamentos, conceitos, línguas e práticas dos povos indígenas e africanos dentro do curso, além da falta de contato com as representações culturais populares locais.
Às 17h30, o evento mudou para a Igrejinha da UFSC, com a palestra do professor Alberto Cupani sobre Confiar na ciência: mudança de um paradigma cultural. Após a apresentação, houve um recital com músicas do clássico ao contemporâneo pelo pianista Eduardo Bassani.
O Curso de Filosofia está presente desde a fundação da UFSC. O Decreto Nº. 36.658, de 24 de dezembro de 1954, da Presidência da República, autorizou o funcionamento do Curso de Licenciatura em Filosofia da Faculdade Catarinense de Filosofia, mantida pela Sociedade Faculdade de Filosofia. O início efetivo do curso ocorreu em 1955 nas dependências do Colégio Catarinense. O reconhecimento do curso foi feito pelo Decreto 46.266 de 26/06/59, também da Presidência da República. Com a criação da Universidade Federal de Santa Catarina em 1960, incorporou-se o Curso de Filosofia da antiga Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras. Depois, em 1978, a UFSC passou a oferecer também o Bacharelado em Filosofia.
Fonte: Notícias UFSC