Pessoas com deficiência são só 1,4% dos servidores públicos federais

Inclusão esbarra em desafios no acesso à educação e em juntas médicas de concursos, que dificultam entrada desses profissionais, segundo Folha

Pessoas com deficiência, que têm seu Dia Internacional lembrado nesta terça-feira, dia 3, compõem apenas 1,4% dos servidores no Executivo federal, segundo dados do painel estatístico de pessoal. A cifra fica muito atrás da demografia desse grupo, que representa 8,9% da população do país, de acordo com o último dado divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

A ação das juntas médicas de concursos, que avaliam se um profissional com deficiência está apto ou não para assumir um cargo, e desafios no acesso à educação ajudam a barrar a entrada de mais pessoas com condições físicas, sensoriais e intelectuais diferentes no setor, de acordo com especialistas.

No início deste ano, Lucas Antônio de Oliveira, 27, foi aprovado em um concurso público para agente educacional de secretaria escolar na prefeitura de Piraquara (PR). Para assumir o cargo, ele, que é cego, precisou passar por três juntas médicas. Em todas, foi considerado inapto para a posição.

Leia na íntegra: Folha