Sessão solene ocorrerá no dia 13 de dezembro, a partir das 19h30, no Teatro Carmen Fossari
A professora, escritora e gestora cultural Eliane Debus, atual secretária de Cultura, Arte e Esporte (Secarte) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), assumirá a cadeira 25 da Academia Catarinense de Letras e Artes (Acla), que tem como patrono o poeta e músico florianopolitano Trajano Margarida (1889-1943). A sessão solene será realizada no dia 13 de dezembro, a partir das 19h30, no Teatro Carmen Fossari, no bairro Trindade, em Florianópolis.
Eliane Debus é professora desde março de 1984, possui graduação em Letras (FUCRI, 1991), mestrado em Literatura (UFSC, 1996), doutorado em Linguística e Letras (PUCRS, 2001), Bolsa Recém-Doutor (PPGE/UFSC, 2001-2004) e Pós-doutorado (Universidade do Minho/PT, 2008). Na UFSC, atua no no Programa de Pós-Graduação em Educação, no Departamento de Metodologia de Ensino. É líder do grupo de pesquisas “Literalise: Grupo de pesquisa em literatura Infantil e juvenil e práticas de mediação literária”. Tem 28 livros publicados, como autora ou como organizadora, abrangendo estudos teóricos, literatura infantil, adulta e poesia, além de participações em coletâneas e publicações em revistas. É detentora de 19 prêmios, homenagens e menções honrosas.
Sessão na Acla
Fundada em 2003, a Academia é composta por literatos, musicistas, artistas visuais e artistas cênicos de Santa Catarina. Na cerimônia de dezembro, haverá também a posse de outra acadêmica, a cantora lírica soprano Kalinka Damiani, que assumirá a cadeira 40, cujo patrono será o tenor blumenauense Marcos Liesenberg (1960-2015).
Na mesma sessão, a Acla fará a entrega dos prêmios “Personalidade do Ano” nas áreas das Letras, Música, Artes Visuais e Artes Cênicas e o Prêmio Conjunto da Obra. Os homenageados são: o escritor e professor Viegas Fernandes da Costa (Letras – Medalha Paschoal Apóstolo Pítsica); o professor, músico e maestro Irineu Lopes Melo (Música – Medalha Edino Krieger); a curadora de arte Rosângela Cherem (Artes Visuais – Medalha Victor Meirelles); o professor e diretor de teatro Leandro de Assis (Artes Cênicas – Medalha Waldir Brazil) e a atriz Berna Sant’Anna (Conjunto da Obra – Medalha Acla).
Fonte: Notícias UFSC