Conselho de Representantes da Apufsc discute plano de saúde e ações previstas para 2025

Reunião foi realizada nesta sexta-feira, dia 29, de maneira híbrida

O Conselho de Representantes (CR) da Apufsc-Sindical se reuniu nesta sexta-feira, dia 29, para a reunião ordinária do mês de novembro, que teve como pautas principais a questão do plano de saúde da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), o plano de ações da Diretoria do sindicato para 2025, e os 50 anos da entidade.

Reunião foi conduzida por Romeu Bezerra e Karine Simoni (Fotos: Laura Miranda/Apufsc)

A reunião foi conduzida pela vice-presidente, Karine Simoni, e pelo secretário-geral, Romeu Bezerra. O encontro começou com informes e, na sequência, houve a aprovação das atas das reuniões do CR dos meses de março, abril, maio e julho.

Sobre a situação do contrato da UFSC com a Unimed, que preocupa a categoria docente, já que encerra no dia 1° de dezembro, Romeu fez uma série de esclarecimentos. Ele explicou a cronologia do novo processo licitatório e esclareceu que o papel da Apufsc em relação ao assunto é de acompanhar a situação, enfatizando que o sindicato não acordou com a Reitoria nenhum índice de reajuste do plano de saúde, e também não foi informado formalmente sobre isso.

Romeu afirmou ainda que nas próximas semanas será convocada reunião ampliada de Diretoria para discutir o tema, a partir de dados sobre o comportamento financeiro do plano de saúde, solicitados pela Apufsc à Administração Central da universidade. O objetivo é que sejam sugeridas alternativas levando em conta a opinião da categoria docente.

Conselheiros sugeriram que a Reitoria seja convidada para a reunião ampliada, o que foi acatado pela Diretoria.

Plano de ações para 2025 e 50 anos da Apufsc

Na sequência, Romeu apresentou pontos que estão previstos no plano de ações da Diretoria para 2025, que inclui ainda as celebrações de 50 anos da Apufsc. Entre as ações, estão mobilizações em torno de temas nacionais, como uma campanha contra a PEC que prevê cortes nos pisos da saúde e da educação; o combate à reforma administrativa; a luta pela ampliação dos recursos orçamentos das Instituições Federais de Ensino (IFEs); e o apensamento da PEC 06 à PEC 555, que prevê o fim da contribuição previdenciária para servidores aposentados.

Conselheiros sugeriram que outros temas sejam acrescentados ao plano de ações da Diretoria, como a oferta de um plano de saúde atrativo aos filiados e filiadas; os problemas administrativos da UFSC; as questões de saúde docente e condições de trabalho; e o reajuste salarial da categoria.

Sobre os 50 anos da Apufsc, Romeu informou que a Diretoria está elaborando uma programação que será detalhada posteriormente. “Queremos fazer uma comemoração com atividades ao longo de todo o ano”, disse o secretário-geral. Conselheiros sugeriram a realização de um congresso, com a presença de parlamentares e outras autoridades, para que sejam discutidas questões como as citadas no plano de ações.

Romeu acrescentou que o plano de atividades detalhado para 2025 será apresentado aos filiados e filiadas na Assembleia Geral Ordinária (AGO), no início do próximo ano.

Posse de novos conselheiros

Novos conselheiros e conselheiras tomaram posse na reunião desta sexta-feira. São eles: Paola Beatriz May Rebollar, suplente do Departamento de Zootecnia e Desenvolvimento Rural; Milton Luiz Horn Vieira, suplente do Departamento de Gestão, Mídias e Tecnologia; Sandor Fernando Bringman, suplente do Departamento de Metodologia de Ensino; Maria de Lourdes Alves Borges, titular do Departamento de Filosofia; Jorge Cassio Costa Nobriga, suplente do Departamento de Ciências Exatas e Educação do campus Blumenau; e Debora Campos Wanderley, titular do Departamento de Libras.

Imprensa Apufsc