Serviço de Atendimento à Saúde da Comunidade Universitária: nova proposta é entregue à Reitoria da UFSC

Representantes da comissão entregam ao reitor proposta de um novo serviço

Nesta segunda-feira, dia 25, o reitor da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Irineu Manoel de Souza, esteve reunido com os integrantes da comissão responsável por elaborar a proposta de implementação de um novo Serviço de Atendimento à Saúde da Comunidade Universitária.

Participaram da entrega do relatório final membros da comissão com representação no Departamento de Atenção à Saúde (DAS), no Hospital Universitário (HU) e no Sindicato de Trabalhadores da UFSC (Sintufsc): Elaine Tavares, Matrede Oliveira, Jakeline Carbonera, Renato Ramos Milis, Nicolle Doneda Ruzza, Douglas Kovaleski, Eduardo Garcia, Gabriela Carvalho e Guilherme Rizatti.

O documento foi elaborado a partir de análises das experiências de outras dez universidades federais, que possuem serviços semelhantes como, por exemplo, as do Rio Grande do Sul, Paraná, Brasília, São Paulo, Minas Gerais, Pernambuco e Ceará. Também foram observados, na construção da atual proposta, aspectos do serviço anteriormente ofertado pela UFSC (antigo Sasc), que funcionou por aproximadamente 20 anos no interior do HU e foi encerrado em 2020.

A comissão concluiu de que, por meio da Administração Central, não há impedimento legal para a retomada imediata do atendimento na UFSC. Na ocasião, o reitor se mostrou favorável ao projeto e se comprometeu a dar continuidade ao processo de implementação. Para ele, “o novo setor deve aproveitar a estrutura já existente e reforçá-la com novos médicos, enfermeiros e assistentes sociais”, salientou.

De acordo com a proposta apresentada, o novo serviço atenderá todas as categorias (estudantes e servidores docentes, técnico-administrativos e aposentados) e em todos os campi da UFSC, com base no modelo de atenção primária do Sistema Único de Saúde (SUS). A estrutura e orçamento serão viabilizadas pela universidade. As equipes especializadas deverão ser formadas por servidores da instituição interessados em atuar neste tipo de atendimento à comunidade.

Para Nicolle Doneda Ruzza, presidente da comissão e diretora do DAS, “com a proposta de novas equipes, os atendimentos em saúde de alunos e servidores da UFSC poderão ser mais próximos de um cuidado integral, principalmente com a união de diversas frentes de acolhimentos e atendimentos já existentes, respeitando os serviços consolidados na instituição”.

::: Consulte a Minuta da Proposta de Serviço de Atendimento à Saúde da Comunidade Universitária

Fonte: Notícias UFSC