Concursos para contratar professores não avaliam capacidade de ensinar, aponta estudo

Levantamento em 23 estados e 19 capitais indica que apenas 3% das questões das provas avaliam o tema, e prova prática só é realizada em nove dessas redes, conforme O Globo

Levantamento do Todos Pela Educação em 23 estados e 19 capitais aponta que apenas 3% das questões das provas de concursos públicos para selecionar professores avaliaram a capacidade dos candidatos de saber como ensinar os objetivos de aprendizagem dos currículos. Provas práticas de seleção foram aplicadas somente em quatro redes estaduais e cinco municipais.

As questões que exploram temáticas relacionadas ao conhecimento de conteúdo — os aspectos teóricos das disciplinas — predominaram tanto nas redes estaduais (66%) quanto nas municipais (70,2%).

A análise também identificou que o conhecimento de teorias pedagógicas ocupou cerca de 17% do conteúdo das provas. O percentual de questões de legislação variou de 6% a 9%, e de diversidade e inclusão, de 2% a 3%. História e geografia locais foram cobradas em 3% do conteúdo dos exames das redes estaduais).

Leia na íntegra: O Globo