Nota de pesar: falece Armando José d’Acampora, professor aposentado do CCS

Ele ingressou como docente na UFSC em 1977 e aposentou-se em 2008

A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) comunica, com pesar, o falecimento do professor aposentado Armando José d’Acampora, do Departamento de Cirurgia do Centro de Ciências da Saúde (CCS). Armando faleceu aos 72 anos, no domingo, dia 17, em Florianópolis.

Armando José d’Acampora (Foto: UFSC/Divulgação)

O professor Armando ingressou como docente na UFSC em 1977, enquanto cursava Medicina, concluindo o curso em 1978. Já havia cursado concomitantemente Farmácia (1974) e Bioquímica (1975) também na UFSC. Concluiu seu doutorado em Ciências pelo Programa de Pós-Graduação de Técnica Operatória e Cirurgia Experimental pela Universidade Federal de São Paulo, Escola Paulista de Medicina (1996). Em sua carreira na UFSC, exerceu diversas vezes a função de coordenador do curso de pós-graduação em Ciências Médicas. Aposentou-se em 2008, após mais de 30 anos de docência.

Mais recentemente foi conselheiro do Conselho Regional de Medicina de Santa Catarina, e sócio-fundador da Sociedade Brasileira para o Desenvolvimento da Pesquisa em Cirurgia. Armando atuou como cirurgião geral e proctologista do Imperial Hospital de Caridade de Florianópolis, foi acadêmico da Academia Desterrense de Letras e da Academia de Medicina de Santa Catarina (Acamesc).

O Conselho Federal de Medicina emitiu nota destacando a “trajetória ímpar nas áreas da prática, pesquisa e ensino” do professor Armando.

“Como médico e professor, Armando d’Acampora era uma referência, sendo um entusiasta da ética médica, da bioética e das humanidades. Esposo e pai dedicado, também contava com uma legião de amigos e admiradores. Todos estão consternados com sua partida. No sistema de conselhos de medicina, Armando d’Acampora destacou-se pela defesa intransigente das prerrogativas médicas e por seu compromisso em favor da assistência de qualidade. Essas características o levaram a ocupar posições de destaque no Conselho Regional de Medicina de Santa Catarina e no CFM. Seu compromisso incansável com os valores que regem a profissão deixa um legado que certamente continuará a inspirar a todos nós”, diz a nota.

Associação Catarinense de Medicina (ACM) também registrou o falecimento do médico e professor com uma homenagem: “Foi imensamente respeitado pelo seu profissionalismo e querido por todos que acompanharam a sua trajetória, deixando um exemplo de vida dedicada à Medicina e saudades aos familiares amigos e colegas de profissão”, diz.

O velório ocorreu desde as 19h30 do domingo, na capela D do Cemitério São Francisco de Assis, no Itacorubi, em Florianópolis. A cerimônia de despedida ocorre às 9h desta segunda-feira, no mesmo local.

A Apufsc-Sindical expressa seus sentimentos de pesar aos amigos e familiares do professor Armando neste momento de despedida.

Fonte: Notícias UFSC