Anúncio é visto como contraponto a futuro governo Trump, crítico a regulação de internet e negacionista da crise do clima, destaca Jornal da Ciência
Em meio à perspectiva de um governo Trump antimultilateralismo, crítico do combate à desinformação e cético das mudanças climáticas, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) vai anunciar nesta terça-feira, dia 19, em discurso na Cúpula do G20, o lançamento de um fundo para combate à desinformação climática em parceria com a ONU e a Unesco.
Chamado de iniciativa global para a integridade da informação sobre mudança climática, será um fundo que irá direcionar recursos para pesquisas sobre desinformação a respeito do tema, bem como campanhas de esclarecimento e ações diplomáticas. A iniciativa estará aberta à adesão dos países e já tem o apoio do Chile, Marrocos, Reino Unido, Portugal e Suécia.
Em seu discurso, Lula deve mencionar a ameaça representada pelo negacionismo climático e pela desinformação e a aliança do Brasil com ONU e Unesco para combater o aquecimento global, segundo apurou a Folha.
Fonte: Jornal da Ciência