Nota de pesar: falece Ernani Sebastião Sant’Anna, professor aposentado do CCA

Ele ingressou como docente na UFSC em 1978 e aposentou-se em 2016, completando 38 anos de dedicação à docência

A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) comunica, com pesar, o falecimento do professor aposentado Ernani Sebastião Sant’Anna, do Departamento de Ciência e Tecnologia de Alimentos do Centro de Ciências Agrárias (CCA) nesta quinta-feira, dia 14. Ernani faleceu aos 71 anos e deixa esposa, dois filhos e quatro netos.

Ernani Sebastião Sant’Anna
(Foto: UFSC/Divulgação)

Ingressou como docente na UFSC em 1978 e exerceu diversas vezes o cargo de coordenador dos cursos de graduação e pós-Graduação, além de ter sido chefe de departamento e também vice-diretor do CCA de 2010 a 2012. 

Sua carreira acadêmica inclui mestrado em Ciência de Alimentos pela Universidade Estadual de Campinas (1979) e doutorado em Ciências dos Alimentos pela Universidade de São Paulo (1984). Além disso, fez pós-doutorado na Louisiana State University (Estados Unidos) em 1997. Atou como consultor ad hoc do CNPq, Capes, e diversas fundações de fomento à pesquisa, como a Fapemig, Fapergs, Fapemat e Fapesc.

Seguiu lecionando e pesquisando por mais de dez anos após alcançar idade suficiente para aposentadoria, e em 2016 aposentou-se da UFSC, completando 38 anos de dedicação à docência.

“Professor Ernani foi um dos idealizadores e primeiro coordenador do programa de pós-graduação em Ciência dos Alimentos do CCA/UFSC. Sua carreira acadêmica foi brilhante, ocupou todas as funções administrativas e foi pesquisador 1A do CNPq. Coordenou diversos projetos de pesquisa e extensão. Ele foi meu professor na graduação e, depois, colega. Mais do que um Mestre, foi uma pessoa acolhedora com estudantes e colegas. Sua sabedoria e humanidade continuarão ecoando pelo Departamento, onde deixa uma profunda saudade”, disse o professor Pedro Manique Barreto, colega de departamento de Ernani.

O professor será velado a partir das 14h desta quinta-feira, dia 14, no Crematório Vaticano, no Itacorubi, em Florianópolis. Haverá uma cerimônia de despedida às 17h.

A comunidade universitária e a Apufsc-Sindical expressam seu pesar e tristeza com a partida do professor Ernani, e solidarizam-se com a família e os amigos neste momento de dor e saudade.

Fonte: Notícias UFSC