Evento antecede encontro da Cúpula do G20 e resultará em documento a ser entregue aos líderes mundiais
Nesta quarta-feira, dia 13, primeiro dia do Fórum Interconselhos de Participação Social, realizado pela Secretaria de Participação Social da Presidência da República, o presidente da Apufsc-Sindical e diretor de Políticas Educacionais do Proifes-Federação, Carlos Alberto Marques, fez uma fala em defesa da educação ambiental. Bebeto representa também o Fórum Nacional de Educação (FNE) no evento que antecede a reunião de Cúpula do G20, marcada para os dias 18 e 19 de novembro.
Em sua fala no evento da manhã desta quarta, que ocorreu no Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro, Bebeto exigiu “um claro objetivo sobre educação ambiental no novo Plano Nacional de Educação [PNE]”. Para ele, “é preciso coerência com as demandas vindas da participação social, por meio da Conferência Nacional de Educação [Conae], e com um dos eixos temáticos do G20”.
Bebeto participou ativamente da Conae 2024, coordenando o Eixo 7, que estabelece uma educação comprometida com justiça social.
Na programação do Fórum Interconselhos, está prevista também a formação de conselheiros nacionais, o ato de abertura do G20 Social, e o debate e sistematização da declaração final aos líderes mundiais.
No G20, Bebeto também atuará junto à Confederação Sindical de Educação dos Países de Língua Portuguesa (CPLP-SE) na defesa da Carta de Fortaleza, elaborada durante o Seminário Internacional da Educação no mês de outubro.
Bebeto participará ainda das discussões sobre emergência climática, um dos temas centrais do G20, ao lado de governança global e combate à fome.
Imprensa Apufsc