O evento tem apoio da Apufsc-Sindical e reúne trabalhadores do campo dos três estados do Sul do Brasil
A Praça da Cidadania, no campus da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), recebe entre esta quinta-feira, dia 7, e sábado, dia 9, a Feira da Reforma Agrária, Agricultura Familiar e Economia Solidária. O evento tem apoio da Apufsc-Sindical e reúne mais de cem feirantes dos três estados do Sul do Brasil. São camponeses, camponesas, indígenas, quilombolas, trabalhadores e trabalhadoras da economia solidária, além de assentados e assentadas da reforma agrária. Além da exposição e vende de produtos, a feira conta com programação que inclui apresentações culturais e rodas de conversa. Confira aqui.
Conforme a professora Mel Grade, vice-diretora do Centro do Ciências Agrárias (CCA/UFSC) e coordenadora do evento, “a feira é sempre um espaço vibrante, e essa é uma agricultura que produz resiliência no momento em que a gente está enfrentando mudanças climáticas muito severas. E se a gente não cuidar, isso vai ser irreversível. Então, promover esse tipo de ação junto com a universidade faz com que se una o conhecimento científico com todo esse conhecimento prático dos saberes que esses agricultores têm”.
Mel explica que, paralelamente à feira, haverá encontros “promovendo essa conexão entre universidade e todas essas organizações da agricultura familiar”.
Na ampla tenda montada em frente ao prédio da Reitoria da UFSC, duas coisas chamam atenção: a diversidade de produtos comercializados e o protagonismo das mulheres entre as feirantes. Para Mel, “esse é um dos marcos do encontro”.
No evento, ocorre também o lançamento do programa Mais Gestão, executado pelo CCA, que faz toda a parte da gestão das cooperativas e associações da agricultura familiar dos três estados do Sul. O programa é coordenado pela professora Mel.
::: Saiba mais sobre a feira aqui
Imprensa Apufsc