Semana de Ensino, Pesquisa, Extensão e Inovação da UFSC é ligada ao evento nacional
Nesta terça-feira, dia 5, teve início a 21ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (21ª SNCT). O evento se estende até domingo, dia 10, com atividades gratuitas e abertas ao público geral, na área externa do Museu Nacional da República, em Brasília. Integrada ao evento, a Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão da Universidade Federal de Santa Catarina (Sepex/UFSC) inicia nesta quarta-feira, dia 6. As ações estão vinculadas desde 2009.
Em outubro, as atividades da SNCT ocorreram em todo o país, incluindo a sede de Curitibanos da UFSC, que organizou estandes, visita aos laboratórios da universidade, caminhada na trilha ecológica e ao jardim de flores e plantas medicinais.
Este ano, o tema da 21ª SNCT é Biomas do Brasil: diversidade, saberes e tecnologias sociais. A temática alerta para a urgência de reconhecer, valorizar e proteger a riqueza da biodiversidade nos diversos biomas brasileiros – Amazônia, Caatinga, Cerrado, Mata Atlântica, Pampa e Pantanal, além do Sistema Costeiro-Marinho – e a riqueza de conhecimentos tradicionais das comunidades que neles habitam.
“A Semana é uma grande festa do conhecimento e do saber, um espaço para mostrar o potencial que a ciência tem de transformar o nosso futuro, abrir oportunidades para nossos jovens e combater o negacionismo na raiz”, enfatizou a ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos.
A SNCT é o maior evento de divulgação científica realizado no Brasil. De acordo com a ministra, o evento aproxima as pessoas ao conhecimento científico e mostra que a ciência está em todo lugar e é para todos e todas. “O tema deste ano reflete o nosso compromisso com a construção de um futuro sustentável, no qual a ciência e a tecnologia são aliadas fundamentais na preservação da riqueza natural e cultural do Brasil”, destacou.
Biomas do Brasil
Uma das prerrogativas para alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) estabelecidos pela ONU é a conservação dos biomas brasileiros que têm papel fundamental na mitigação de diversos problemas que hoje afetam o Brasil e o mundo. É o caso das mudanças climáticas (ODS 13), na conservação da vida terrestre (ODS 15) e da vida aquática (ODS 14), a erradicação da fome (ODS 2) através da segurança alimentar e para promover saúde e bem-estar (ODS 3) pela manutenção de ecossistemas saudáveis.
O secretário de Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento Social do MCTI, Inácio Arruda, comenta que a SNCT já faz parte do calendário de CT&I do Brasil mostrando a potência do país quando o assunto é a popularização da ciência. “A Semana reúne atores de todas as regiões brasileiras, fazedores de ciência e a população para debater ciência e mostrar mais sobre o que está sendo desenvolvido por nós. Isso é fantástico, incentivador e mobilizador. E este ano, com a temática dos biomas, será mais uma chance de juntos mostrarmos a importância da ciência e da tecnologia como aliada do desenvolvimento sustentável”, comemorou o secretário.
Tecnologias Sociais e os Saberes Tradicionais
A responsabilidade com os biomas brasileiros para o desenvolvimento sustentável passa também pelas Tecnologias Sociais e pelos Saberes Tradicionais. Assim, a SNCT busca ampliar a popularização da ciência no Brasil, promovendo discussões sobre essas temáticas, que juntas representam soluções sustentáveis capazes de gerar avanços significativos para a sociedade nas descobertas e pesquisas científicas.
Programação da 21° SNCT
Uma ampla programação fará parte da 21ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. A área externa do Museu Nacional da República foi pensada para abrigar diversos espaços interativos, do nosso bioma brasileiro e milhares de atividades.
Além do Pavilhão Central da 21ª SNCT, os visitantes poderão conhecer o estande do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação saber mais sobre o Pop Ciência (Programa Nacional de Popularização da Ciência), passear pelo GeoParque dos Dinossauros Brasileiros e conferir as oficinas na Vila dos Saberes. Também conhecer a Arena Paralímpica que foi construída em parceria com o Ministério do Esporte.
O evento ainda conta com uma praça de alimentação, seis carretas científicas de serviços, programação do Sesi Lab e a Arena Gamer, sob o comando da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Distrito Federal.
As 28 unidades vinculadas do MCTI estarão presentes, trazendo produções científicas desenvolvidas pelos seus pesquisadores. Pelo menos 32 estandes do Circuito DF abrigarão apresentações de ganhadores de Feiras de Ciências dos estudantes do ensino fundamental/médio. A Rede Ciência DF, espalhada por vários pontos do Distrito Federal, completa o conjunto de apresentações do governo distrital.
Confira a programação completa no site da Semana Nacional.
Hackaton Pop 2024
Na quinta-feira, dia 7, acontecerá a segunda etapa do Hackaton Pop 2024, uma iniciativa voltada à educação midiática e ao enfrentamento à desinformação.
No anexo do Museu Nacional da República, cinco equipes de estudantes de instituições de ensino público de todo Brasil estão juntas para expor suas propostas inovadoras no combate à desinformação climática, temática escolhida este ano.
Pelo menos 80 inscrições de equipes compostas por alunos do 8º e 9º ano do Ensino Fundamental e do Ensino Médio foram selecionadas para a etapa final do desafio que começará às 18h. Os jovens de diferentes realidades sociais, especialistas e agentes públicos que atuam diretamente com a temática, estarão juntos contribuindo para o fortalecimento da consciência ambiental e digital.
O Hackaton Pop 2024 é uma iniciativa da Secretaria de Políticas Digitais da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República em parceria com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, o Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia, o Conselho de Desenvolvimento Econômico Social Sustentável e o Ministério da Educação.
Parcerias e Apoios
A SNCT é coordenada pela Secretaria de Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento Social (Sedes) do MCTI, por meio do departamento de Popularização da Ciência, Tecnologia e Educação Científica. Além disso, também tem a participação de governos estaduais e municipais, de instituições de ensino e pesquisa, e de entidades ligadas à ciência, tecnologia e inovação de cada região que também realizam suas semanas de forma articulada com a Semana Nacional. O encontro, assim como as Olimpíadas do Conhecimento, faz parte das ações previstas no Programa de Popularização da Ciência (Pop Ciência).
A 21ª SNCT conta com a parceria de outros ministérios e autarquias, como Ministério da Educação (MEC), Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Ministério da Saúde (MS), Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Ministério das Comunicações/Correios, Secretaria-Geral da Presidência da República/Secretaria Nacional de Juventude-SNJ/Conselho Nacional de Juventude-Conjuve.
Além disso, a Universidade de Brasília (UnB), Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), Serviço Social do Comércio do Rio de Janeiro (Sesc-RJ), Serviço Social do Comércio do Distrito Federal (Sesc-DF), Instituto Butantã, Instituto Ciência Hoje, Serviço Social da Indústria do Distrito Federal (Sesi-DF), Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do Distrito Federal (Senai-DF), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Distrito Federal (Sebrae-DF), Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná (Secti-PR) e Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Estado do Paraná (FA) são apoiadores do evento.
A 21ª edição da SNCT conta com o patrocínio da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep); empresa Positivo; do Conselho Federal dos Técnicos Industriais (CFT); Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro); da Associação das Indústrias Aeroespaciais do Brasil (Aiab); Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), e do Banco do Nordeste (BNB).
Fonte: MCTI