Representante da Apufsc-Sindical participou da reunião em que o anúncio foi feito nesta quarta-feira, em Brasília
A ministra da Gestão e Inovação, Esther Dweck, assinou a liberação do ponto para os docentes do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (EBTT). A notícia foi confirmada nesta quarta-feira, dia 23, pelo secretário de Relações do Trabalho, José Lopes Feijó, durante a reunião de instalação do Grupo de Trabalho (GT) que vai tratar do Magistério Superior e EBTT. A reunião teve a presença do novo secretário-geral da Apufsc-Sindical e diretor de Políticas Educacionais do EBTT do Proifes-Federação, Romeu Bezerra. O diretor de Assuntos Educacionais do Magistério Superior da federação, Geci Silva, também esteve presente.
A instalação do GT é um dos pontos do acordo assinado em maio pelo Proifes com o MGI para encerrar a greve da categoria docente no país.
A retirada da obrigatoriedade do ponto eletrônico para os docentes do EBTT é uma pauta levantada pelo Proifes desde 2015, quando a questão foi incluída nas pautas de negociação e no acordo 19/2015 firmado com o governo na época. Ao longo dos anos, a federação tem trabalhado para que o acordo fosse cumprido.
O presidente do Proifes, Wellington Duarte, celebrou a conquista: “As ações continuadas do Proifes e o acatamento, por parte do governo, de nossas demandas, fortalecem nossa resiliência quanto a defesa dos interesses dos docentes do EBTT”.
Agora, a medida aguarda a assinatura do ministro da Educação, Camilo Santana, e seguirá para a Casa Civil para sua oficialização.
Fonte: Proifes