Ministério da Saúde informou que novas doses devem ser enviadas aos estados ainda nesta semana, segundo o NSC Total
O estoque de vacina contra a Covid-19 está zerado em Santa Catarina, informou a Secretaria Estadual de Saúde (SES) ao NSC. No dia 15 de outubro, a Diretoria de Vigilância Epidemiológica do Estado (Dive-SC) e o Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen-SC), confirmaram dois casos da nova variante da Covid-19, chamada XEC, no Estado. Os dados apontam que, desde março de 2020, 23.141 mortes foram registradas em território catarinense.
A falta de vacina em Santa Catarina afeta tanto o público infantil (abaixo de 12 anos) quanto os adultos. Conforme a SES, o Estado não recebe vacinas destinada às crianças desde julho deste ano, quando solicitou novos lotes ao Ministério da Saúde. “A mais recente solicitação ocorreu em 9 de outubro de 2024, quando foi pedido um total de 100 mil doses, mas, até o momento, não recebemos retorno sobre o atendimento desse pedido por parte do governo federal”, informou o órgão em nota.
Além de Santa Catarina, a falta de vacina contra a Covid-19 afeta outros estados do Brasil, sendo um problema atribuído a dificuldades na aquisição das doses pelo Ministério da Saúde, responsável pelo envio do imunizante. Somente neste ano, o país registrou mais de 5 mil mortes pelo vírus, sendo considerada a doença infecciosa que mais mata no território nacional.
Leia na íntegra: NSC