Mais de 80% das estudantes ganhadoras do Prêmio Carolina Bori seguiram na carreira científica

Nova edição do Prêmio tem inscrições abertas até dia 31 de outubro

Chegando em sua terceira edição na categoria “Meninas na Ciência”, que premia pesquisas científicas realizadas por estudantes do ensino médio e da graduação, o Prêmio Carolina Bori “Ciência & Mulher” tem um dado para se orgulhar: do total de meninas já premiadas, 82% decidiram seguir na carreira acadêmica e, ainda, muitas afirmam que a premiação foi um estímulo para escolherem a Ciência como profissão.

“É algo que eu nunca esperava na minha vida, pra começar”, conta Raquel Soares Bandeira, uma das vencedoras da primeira edição dedicada às jovens cientistas, realizada em 2021. “Assumo que, quando eu me inscrevi, eu me inscrevi bastante insegura, pensando: ‘Ah, meu projeto não é tão lá essas coisas, eu não sou lá tão essas coisas, então vou participar por participar’. E eu fiquei extremamente surpresa com o resultado. Muito, muito feliz mesmo. Foi uma lição para eu não me diminuir, acreditar nos meus sonhos e conseguir enxergar o quão capaz eu sou.”

Realizado pela Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), o Prêmio Carolina Bori “Ciência & Mulher”, em sua categoria “Meninas na Ciência”, já premiou 11 estudantes do ensino médio e da graduação. Para Francilene Garcia, vice-presidente da SBPC e coordenadora do Prêmio, é um dever das entidades científicas olhar para a juventude e estimular a Ciência como um caminho profissional.

Leia na íntegra: Jornal da Ciência