Cerimônia, que ocorre pela primeira vez desde a pandemia de Covid-19, homenageou profissionais que se aposentaram em 2019 e 2020
Nesta sexta-feira, dia 18, a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) realizou uma solenidade em homenagem a docentes e técnicos-administrativos em educação (TAEs) aposentados dos anos de 2019 e 2020. Foi a primeira cerimônia realizada depois da interrupção em razão da pandemia de Covid-19. Ao longo do evento, ocorreram apresentações musicais e de dança, bem como falas de autoridades. O reitor Irineu Manoel de Souza e a vice-reitora Joana Célia dos Passos estiveram presentes e fizeram discursos. O presidente da Apufsc-Sindical, José Guadalupe Fletes, representou o sindicato.
No início da cerimônia, as autoridades presentes foram convidadas a compor a mesa. Além do reitor e da vice-reitora, a pró-reitora de Desenvolvimento e Gestão de Pessoas (Prodegesp), Sandra Regina Carrieri de Souza, o coordenador de Aposentadoria, Pensões e Exonerações, André Lopes Fialho, e a coordenadora da Universidade Aberta para as Pessoas Idosas (Neti-Unapi), Ana Maria Justo, foram chamados.
Sandra Carrieri abriu os discursos. Ela reconheceu o papel dos servidores na construção da comunidade universitária como um espaço de troca, e o momento da aposentadoria como a transição para uma nova fase da vida. “Hoje, reconhecemos a valorosa contribuição que cada uma e cada um deu e que ajudou a UFSC a ser o que ela é”, afirmou, acrescentando, ainda, que “essa cerimônia comemora não o fim de um ciclo, mas o início de uma nova etapa.” Finalizando sua fala, leu o texto “Em Busca do Tesouro Escondido”, escrito pela professora aposentada Geny Aparecida Cantos, do Departamento de Análises Clínicas do Centro de Ciências da Saúde (CCS).
Em seguida, o coordenador de Aposentadoria, Pensões e Exonerações também destacou a importância da atuação dos servidores no funcionamento da universidade, prestando agradecimentos ao seu trabalho. “Celebremos, portanto, aqui, as suas conquistas, e as nossas conquistas também. Vocês merecem o nosso mais sincero reconhecimento e, mais do que isso, a nossa mais eterna gratidão”, disse. André ainda fez uma breve homenagem, com entrega de flores, à chefe do Serviço de Atendimento e Recepção ao Servidor, Ivete Furlan, por seu papel no acolhimento aos aposentados da universidade.
Ana Maria Justo falou a seguir, reforçando a importância da trajetória dos servidores. Ela também falou sobre a aposentadoria como um momento de retrospectiva e busca por novos cursos. “É um momento de explorar novos interesses, passar mais tempo com pessoas próximas e também com as novas pessoas que vocês irão conhecer. Dedicar-se àquilo que pode ter ficado em segundo plano ao longo da vida em meio à corrida de trabalhador ou trabalhadora”, lembrou. A coordenadora do Neti-Unapi ainda destacou que os servidores aposentados continuam a fazer parte da comunidade, e deixou o convite para que se juntem ao programa Universidade Aberta para Pessoas Idosas.
Seguindo a celebração, ocorreu uma apresentação do grupo de coral Vozes da Ilha, formado no Neti-Unapi há 17 anos. Eles performaram cinco músicas, sendo uma em italiano e uma em espanhol, como agradecimento às aulas oferecidas pelo programa. No final, ainda fizeram uma homenagem à fundadora e coordenadora do grupo, Eddy Frantov, que completou 95 anos. A Companhia de Dança Lunah Mariah também realizou uma apresentação de dança cigana durante a homenagem, falando sobre a prática como um instrumento de socialização e promoção da qualidade de vida.
Após as performances, todos os servidores homenageados na cerimônia foram convidados para subir ao palco, receber os aplausos dos convidados e tirar fotos. Eles também foram cumprimentados pelo reitor e a vice-reitora da universidade, que foram os últimos a fazer seus discursos.
Joana agradeceu aos docentes e servidores que “fizeram a UFSC ser o que é” e fez a leitura de um poema de Mário Quintana. Ela lembrou, ainda, os que devem permanecer na instituição, por causa das reformas administrativas na carreira e aposentadoria dos servidores. E, encerrando a homenagem, Irineu agradeceu todos os presentes e os servidores aposentados pelo trabalho e comprometimento prestados ao longo dos anos.
“Um dos segredos na nossa instituição é exatamente o comprometimento do nosso corpo técnico e docente, que faz com que nossa universidade seja reconhecida nacional e internacionalmente”, defendeu. O reitor ainda finalizou falando sobre a resistência das universidades federais diante dos cortes orçamentários e crise dos últimos anos, destacando a importância da UFSC e sua comunidade.
A homenagem foi transmitida ao vivo e está gravada no canal no YouTube do DCEven.
Laura Miranda
Imprensa Apufsc