Evento contou com a presença do reitor e da vice-reitora, além de pró-reitores, professores e estudantes, que prestigiaram a obra
Foi realizado nesta quarta-feira, dia 16, na sede da Apufsc-Sindical no campus da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), em Florianópolis, o lançamento do livro “Meninas Brilhantes: A História de Estrela”. A obra foi escrita pela professora Gabriela Kaiana Ferreira, do Departamento de Física da UFSC e ex-diretora da Apufsc, em parceria com as estudantes do Colégio de Aplicação (CA) Rosa Maria Pereira Miranda, Erica do Rosário Tischer e Roberta Machado Franco Rodrigues. O evento foi prestigiado pela comunidade da universidade. Estiveram presentes o reitor Irineu Manoel de Souza, a vice-reitora Joana Célia dos Passos, o pró-reitor de Pesquisa e Inovação, Jacques Mick, além da direção do colégio, professores, estudantes e familiares das autoras. O coordenador de Educação Básica da UFSC, professor George França, conduziu o evento.
Em sua fala, o reitor parabenizou a professora Gabriela e as autoras: “A nossa gestão preocupa-se com a questão de gênero, é formada por 50% de mulheres, e este ato representa o que nós defendemos para a universidade pública. Tenho certeza que as meninas na ciência farão muito pela academia e pelo Brasil”.
A vice-reitora completou: “Quero parabenizar a professora Gabriela, as autoras e suas famílias, professoras e professores, que materializam este trabalho tão bonito. Conheci esse trabalho alguns anos atrás e naquele momento a gente já sabia que tinha que incentivar. Quero parabenizar todas as famílias que apoiam as meninas. É muito importante que a gente mostre, para além da UFSC, que as meninas podem fazer ciência. E não é uma ciência qualquer: é uma ciência com afeto”. “Vocês são estrelas”, finalizou Joana.
O pró-reitor de Pesquisa e Inovação destacou que o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) acabou de lançar o Prêmio Mulheres e Ciência para homenagear pesquisadoras que se destacam por sua trajetória científica. “É uma iniciativa que se repete em várias universidades e instituições pelo Brasil, mas da qual nossa universidade é pioneira”, ressaltou Jacques Mick. Ele afirmou que a professora Gabriela é “uma das mais importantes lideranças” relacionadas à equidade de gênero na UFSC.
“A gente fez muitos esforços para publicar esse livro. Eu vim aqui para agradecer as fundações de apoio que colaram conosco nessa agenda. A Fapeu [Fundação de Amparo à Pesquisa e Extensão Universitária] e a Feesc [Fundação de Ensino e Engenharia de Santa Catarina] adquiriram um lote importante desse livro que possibilitou essa edição e, mais do que isso, nós vamos trabalhar juntos para dar um destino importante para esses livros. Nós vamos fazer um programa de distribuição destes exemplares para as escolas municipais dos municípios em que a UFSC atua”, contou o pré-reitor.
Em sua fala emocionada, a professora Gabriela falou da importância de incentivar que meninas ocupem espaços majoritariamente masculinos, como a ciência. Ela contou a história do projeto Meninas na Ciência, coordenado por ela, e a jornada de escrita do livro. “É a materialização do que a criatividade e o afeto podem construir juntos”, resumiu a professora. “A gente tem outros planos, outro livro sendo produzido, outros projetos futuros de educação científica”, adiantou. A ideia é que esse livro financie os próximos e possibilite que mais meninas participem.
As autoras Rosa Maria Pereira Miranda, Erica do Rosário Tischer e Roberta Machado Franco Rodrigues também discursaram no evento, e ressaltaram que existe lugar para as meninas na ciência e que “a gente pode conquistar todos os locais que a gente deseja”. No evento houve venda de livros, sessão de autógrafos, coquetel e apresentação musical.
Sobre o livro
“Meninas Brilhantes: A História de Estrela” é fruto do trabalho realizado pelas alunas do ensino médio do CA nos projetos de pesquisa “Mulheres e Meninas na Ciência” e de extensão “Meninas na Ciência”, coordenados por Gabriela. Durante 2023 e 2024, a professora orientou as estudantes, bolsistas desses projetos, na criação de uma história de divulgação científica voltada para o público infantojuvenil.
O livro conta a história de uma jovem chamada Estrela, apaixonada por Astronomia, que equilibra sua curiosidade científica com momentos divertidos ao lado das amigas na escola. Quando o grupo enfrenta um desafio ao apresentar um projeto de ciências, a situação as une ainda mais.
A descoberta de um presente especial leva Estrela a conhecer a história inspiradora da astrofísica Jocelyn Bell Burnell, que em 1967 identificou um pulsar, enfrentando a falta de reconhecimento por seu feito revolucionário. Movidas pela trajetória de Jocelyn e pela busca por justiça, Estrela e suas amigas encontram uma forma de compartilhar suas experiências e dar voz a outras meninas e mulheres na ciência.
“A História de Estrela” está disponível para compra no site da Editora Inverso. Confira mais informações no no Instagram do projeto Meninas na Ciência.
Veja mais fotos do evento:
Imprensa Apufsc