Atualmente, os valores pagos pelas bolsas de mestrado e doutorado são de R$ 2.100 e R$ 3.100, respectivamente, segundo Carta Capital
A Associação Nacional de Pós-Graduandos (ANPG) lançou um abaixo-assinado para exigir o reajuste das bolsas de estudos e garantir o investimento contínuo em Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I). A ANPG reivindica o aumento de 10% no valor pago aos pesquisadores, além de um aumento no número da concessão das bolsas científicas.
Atualmente, os valores pagos pelas bolsas de mestrado e doutorado são de 2.100 e 3.100 reais, respectivamente. As bolsas são oferecidas pela Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), ambos ligados ao Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação.
No texto, publicado no dia 8 de outubro, a associação afirma que o investimento na área é fundamental para impulsionar o crescimento econômico do País e que o avanço também se dá pela valorização dos recursos humanos, especialmente da mão de obra científica, crucial para a produção de conhecimento.
Leia na íntegra: Carta Capital