HQ da UFSC sobre uso de materiais sustentáveis é selecionada para Bienal Brasileira de Design

Produção é do grupo de pesquisa Virtuhab, do Departamento de Arquitetura e Urbanismo e do Centro de Comunicação e Expressão

O projeto HQ Materiais em Quadrinhos, realizado pelo grupo de pesquisa Virtuhab, do Departamento de Arquitetura e Urbanismo e do Centro de Comunicação e Expressão (CCE) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), é um dos trabalhos acadêmicos selecionados para participar da 14° Bienal Brasileira de Design, que ocorre de 6 a 20 de dezembro, em Aracaju (SE).

Por meio de histórias em quadrinhos (HQs) desenvolvidas por estudantes de graduação e pós-graduação da UFSC, sob orientação dos professores Paulo César Ferroli e Lisiane Ilha Librelotto, a iniciativa busca transmitir conhecimentos sobre a utilização de materiais sustentáveis em projetos nas áreas de Design, Arquitetura e Engenharias.

HQ produzido pelo Virtuhab
(Foto: UFSC/Divulgação)

De acordo com a coordenadora do projeto, professora Lisiane Librelotto, HQ Materiais em Quadrinhos apresenta um conjunto de atividades que objetivam disseminar o conhecimento do ensino de materiais com ênfase na sustentabilidade para o público-projetista e seus clientes, mediante ações integradas entre estudantes de graduação e pós-graduação. “A ideia principal é a transmissão do conhecimento de materiais com ênfase na sustentabilidade aplicada em projeto mediante a publicação de pequenos livros, semelhantes em estilo e formato a HQs. As publicações envolvem basicamente o estudo de materiais sustentáveis em projetos de Design, Arquitetura e Engenharias”, explica.

A HQ é constituída por sete volumes, que abordam temas como o processo de seleção de materiais, sua classificação, cerâmicas, bambu, madeiras naturais, aços carbono, ligas metálicas, entre outros. Todos os volumes possuem prólogo e epílogo e estão disponíveis na página do projeto, na plataforma Tapas e em versões impressas.

O grupo de pesquisa Virtuhab também é responsável pela edição do periódico Mix Sustentável, que, segundo o Laboratório de Informação para Sustentabilidade do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (LIS/Ibict), faz parte dos quatro periódicos brasileiros do extrato A do Qualis Capes que atuam na temática da sustentabilidade no Brasil. O Qualis é um sistema de classificação que avalia a produção científica dos programas de pós-graduação, com base nas publicações em periódicos acadêmicos. O extrato A é considerado a maior classificação na avaliação dos projetos. De acordo com os organizadores do Virthuab, a avaliação positiva dos trabalhos desenvolvidos pelo grupo posiciona Santa Catarina como estado líder em ações para disseminação do conhecimento sobre sustentabilidade no Brasil.

Fonte: Notícias UFSC