O professor faleceu na última sexta-feira, dia 4, e recebeu homenagem no templo ecumênico da universidade
Nesta sexta-feira, dia 11, amigos, familiares e ex-colegas se reuniram para homenagear ex-reitor da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Lúcio José Botelho, que faleceu na última sexta-feira, dia 4. Durante a cerimônia no templo ecumênico da universidade, no campus Trindade, a comunidade celebrou a vida do professor compartilhando memórias compartilhadas com Botelho. Foi exibido um vídeo de amigos, familiares e ex-colegas de trabalho relembrando momentos vividos com o professor. Também foram distribuídas rosas para os presentes.
O presidente da Apufsc, José Guadalupe Fletes, e Carlos Alberto Marques, presidente eleito nesta sexta-feira, estiveram presentes no evento. Fletes prestou sua homenagem ao ex-colega de trabalho:
“Esse tributo é mais do que merecido. Inclusive, vai muito tarde. Era necessário homenageá-lo em vida. Trabalhei com ele em pesquisa e extensão, e fará muita falta pela inserção que ele tinha na área da saúde e principalmente na defesa de interesses do cidadãos”.
Botelho foi lembrado pelos presentes por sua “simplicidade, alegria e sua parceria”, “sempre estava disponível e tinha algo para ensinar”, “ajudou muitas pessoas”, por sua trajetória na UFSC e sua defesa do Sistema Único de Saúde (SUS).
Graduado no curso de Medicina da UFSC em 1997, ele atuou como docente da instituição por 45 anos, desde março de 1979. Como reitor, assumiu a gestão entre 2004 e 2008, depois de exercer o cargo de vice nos períodos entre 1996 e 2000, e 2000 e 2004. “Toda a comunidade universitária sempre teve um carinho especial pelo professor Lúcio”, disse o reitor da UFSC, Irineu Manoel de Souza, na cerimônia.
Na sexta-feira, além da homenagem no templo ecumênico da universidade, no auditório do Centro de Ciências da Saúde (CCS), o Conselho da Unidade realizou uma sessão extraordinária em tributo a Botelho. Logo depois, foi plantada uma muda de árvore em sua memória.