Ministério da Educação 12 mil colégios passaram a ter velocidade de internet adequada em um ano e ainda faltam 53 mil, conforme O Globo
Um ano depois de o presidente Luiz Inácio Lula da Silva prometer conectar todas as escolas públicas, dados do Ministério da Educação (MEC) mostram que o país avançou nesse período, mas em ritmo ainda mais lento do que o necessário. Segundo a pasta, foram 12 mil os colégios que passaram a ter velocidade de internet adequada. No entanto, ainda faltam 53 mil que não têm conexão ou não estão nesse patamar de velocidade. Isso significa que será preciso dobrar a celeridade com que as unidades são conectadas para o governo bater a meta.
Dados do Censo Escolar mostram que 118 mil escolas declararam ter internet. Dessas, 81 mil têm velocidade de internet adequada, que, na maior parte dos casos, é de 1 mbps por aluno no turno mais movimentado. Além de universalizar esse patamar de acesso, a Estratégia Nacional de Escolas Conectadas (Enec), lançada em setembro de 2023 com previsão de orçamento de R$ 8,8 bilhões, projeta acesso à energia elétrica a todas as escolas e distribuição de wi-fi. Segundo o MEC, houve avanço em todas as métricas.
Na avaliação de integrantes do governo, esse primeiro ano foi de organização da estratégia e da realização de licitação. Agora, a expectativa é de que nos anos de 2025 e 2026 as contratações terminem, as obras sejam feitas e que as escolas sejam conectadas mais rapidamente.
Leia na íntegra: O Globo