Nota de pesar: falece Lúcio Botelho, ex-reitor da UFSC e professor do departamento de Saúde Pública

Botelho foi docente da universidade durante 45 anos

Faleceu na manhã desta sexta-feira, dia 4, o professor e ex-reitor da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Lúcio José Botelho, aos 71 anos. Natural de Florianópolis e graduado no curso de Medicina da UFSC, ele atuou como docente da instituição por 45 anos, desde março de 1979. Como reitor, assumiu a gestão entre 2004 e 2008, depois de atuar como vice nos períodos entre 1996 e 2000, e 2000 e 2004. A despedida do professor acontece na capela Verde do Cemitério Parque e Crematório Jardim da Paz, em Florianópolis, nesta sexta-feira, dia 4, das 18h às 21h.

Professor Lúcio Botelho, reitor da UFSC na gestão 2004-2008 (Foto: TV UFSC/Reprodução)

Formado como médico em 1977, Lúcio fez especialização em Saúde Pública na Fundação Oswaldo Cruz, além de mestrado e doutorado pela UFSC na mesma área. Como docente, foi chefe de departamento e diretor do Centro de Ciências da Saúde (CCS), além de coordenador do programa de residências médicas e da residência multiprofissional em saúde da família.

Nos últimos anos, atuava como professor associado Adjunto IV nos programas de pós-graduação em Saúde Coletiva e Profissional em Saúde Mental. O professor foi, ainda, um dos pioneiros no projeto de extensão dos ambulatórios periféricos da UFSC, e participou da Pastoral da Saúde.

Ao longo de sua extensa carreira, Botelho também chefiou o Serviço de Saúde Pública do Hospital Universitário (HU), foi consultor da Organização Pan-americana de Saúde e coordenou a Comissão Contra o Uso Abusivo de Drogas. A dependência química, inclusive, foi um dos principais temas de suas áreas de atuação, que incluiam, ainda, epidemiologia e mortalidade materna.

Recentemente, coordenou os projetos de Formação em Auriculoterapia e o Curso de Acupuntura para profissionais da Atenção Básica.

A Apufsc-Sindical solidariza-se com a família e amigos, e expressa seus sentimentos.

::: Leia a nota de pesar emitida pela direção do CCS

Divulgação

Imprensa Apufsc