Dia de Luta pela Democracia Brasileira: SBPC realiza dois debates na próxima segunda

Debates serão transmitidos ao vivo pelo canal do Youtube da SBPC

Na próxima segunda-feira, dia 7, a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) realiza dois debates por ocasião do “Dia de Luta pela Democracia Brasileira”, com transmissão ao vivo pelo canal da entidade no YouTube, às 10h e às 14h. A data, celebrada no sábado, dia 5 – data em que foi promulgada a Constituição de 1988 – é uma oportunidade de reflexão sobre o período da ditadura militar e a importância da liberdade em contraste com o autoritarismo.

A primeira mesa, “Democracia, Ciência e Desinformação”, às 10h, abordará o papel crucial da ciência no combate à desinformação, uma das maiores ameaças à democracia contemporânea, segundo o Fórum Econômico Mundial. A abertura será realizada por Renato Janine Ribeiro, presidente da SBPC, com a coordenação de Claudia Linhares Sales, secretária-geral da SBPC. Participam como palestrantes Ana Regina Barros Rêgo Leal (UFPI), Thaiane Moreira de Oliveira (UFF) e Wilson Gomes (UFBA), que discutirão como a desinformação afeta as instituições democráticas.

A segunda mesa, às 14h, será também coordenada por Janine Ribeiro e trará a questão “A servidão voluntária de volta: por que tantos votam naqueles que vão lhes fazer mal?”. Os palestrantes Christian Dunker (USP) e Michel Gherman (UFRJ) irão explorar, à luz da filosofia e da psicanálise, o fenômeno da servidão voluntária e o impacto da extrema direita, tanto no Brasil quanto no cenário global, sobre eleitores que votam justamente em quem atua contra os interesses deles mesmos.

Serviço

Quando: Segunda-feira, dia 7

O que:
Mesa 1: “Democracia, Ciência e Desinformação”, às 10h  
Mesa 2: “A servidão voluntária de volta: por que tantos votam naqueles que vão lhes fazer mal?”, às 14h

Onde: Canal da SBPC no YouTube.

Leia na íntegra: Jornal da Ciência