Estudantes da rede pública visitam a UFSC em projeto de divulgação científica infantojuvenil

Cerca de cem alunos do terceiro ano da escola Adotiva Liberato Valentin, de Florianópolis, estarão no campus nesta terça-feira

O Programa de Pós-Graduação em Farmacologia da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) realiza a terceira edição do projeto de extensão Pequenos Grandes Cientistas nesta terça-feira, dia 1°. Idealizada pela professora Regina Sordi, a iniciativa tem como intuito promover a divulgação de conhecimento científico voltado ao público infantojuvenil dentro da UFSC.

Nesta edição, cerca de cem alunos do terceiro ano da escola Adotiva Liberato Valentin, de Florianópolis, visitarão o campus da universidade, conhecendo os laboratórios do Centro de Ciências Biológicas (CCB) e as atividades desenvolvidas pelos pesquisadores. Durante a visita, os estudantes receberão cadernos com descrições dos experimentos realizados pelos integrantes do projeto e atividades para a casa, com caráter descontraído e divertido.

Segundo o professor Daniel Fernandes, colaborador do projeto, a proposta é aproximar crianças e jovens da universidade, explorando a capacidade de interpretação e reinventando os paradigmas de quem pode fazer ciência no mundo. “Nosso maior objetivo é apresentar a ciência às crianças e estimular a curiosidade, a criatividade e o questionamento para tornar as nossas pequenas crianças de hoje os grandes cientistas de amanhã”, explica.

Sobre o projeto

O projeto de extensão Pequenos Grandes Cientistas é uma iniciativa dos professores do Departamento de Farmacologia da UFSC, coordenado pela professora Regina de Sordi, com a colaboração dos professores Daniel Fernandes e Helena Cimarosti. Além disso, também participam alunos de pós-graduação e graduação da universidade.

A iniciativa surgiu com o objetivo de levar a ciência para o público dos anos iniciais do ensino fundamental, que, segundo os organizadores, são frequentemente subestimados em relação ao conhecimento científico. Para a equipe, esse é um público importante a ser abordado, pois as crianças têm um grande poder transformador.

Este ano, o projeto recebeu financiamento pelo edital do Programa de Extensão da Educação Superior na Pós-Graduação (Proext-PG), coordenado pela Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e pela Secretaria de Educação Superior (Sesu). As escolas contempladas são selecionadas pela Secretaria de Educação de Florianópolis.

::: Para saber mais, acesse o Instagram ou o site do Pequenos Grandes Cientistas

Fonte: Notícias UFSC