Evento tem como objetivo organizar a revisão e atualização da Política de Línguas do IFSC
O professor Gilvan Muller de Oliveira, do Departamento de Língua e Literatura Vernáculas da Universidade Federal de Santa Catarina (DLLV/UFSC), participou na manhã desta quarta-feira, dia 25, da cerimônia de abertura do III Fórum de Línguas do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), em Florianópolis. Durante o evento, o docente proferiu uma palestra sobre a ‘Política de Línguas‘. O encontro, que segue até sexta-feira, dia 27, tem como objetivo organizar a revisão e atualização da Política de Línguas do IFSC.
Muller é coordenador da Cátedra UNESCO em Políticas Linguísticas para o Multilinguismo com sede na UFSC, uma rede internacional que conta com 35 universidades que pesquisam e ensinam em 11 línguas diferentes. Recentemente, ele também lançou a primeira edição do curso Geopolítica da Internet Multilíngue (Gelpi): Presença e Promoção do Português no Ciberespaço. Durante sua palestra, que durou cerca de 1h30, o professor falou sobre como as universidades e institutos federais podem se inserir nas discussões contemporâneas sobre as línguas e o multilinguismo, transformando suas práticas para alcançar seus objetivos. Muller abordou temas como o multilinguismo, a geopolítica das línguas, a internacionalização e a educação linguística.
Segundo os organizadores, o evento busca proporcionar um espaço de diálogo sobre a área, protagonismo discente e valorização da comunicação, diversidade cultural e experiências. O encontro inclui mesas-redondas com especialistas, conversas com os estudantes, grupos temáticos e atividades culturais. A programação completa pode ser conferida aqui.
Assista a cerimônia de abertura e a palestra na íntegra:
Imprensa Apufsc