Menos da metade dos adolescentes retornou para a 2ª dose, segundo informações do ND e do Globo
Mais de 150 mil crianças e adolescentes ainda não receberam a primeira dose da vacina contra a dengue em Santa Catarina. A informação foi cedida pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive) ao ND+, com dados enviados pelos municípios nos quais a vacina está disponível.
Segundo o Ministério da Saúde, das 142,7 mil doses recebidas pelo estado, apenas 65,4 mil primeiras doses foram aplicadas. Além disso, pouco mais de 21,9 mil crianças e adolescentes retornaram para a segunda dose. O intervalo recomendado entre as duas doses é de três meses.
De acordo com o jornal O Globo, menos da metade dos adolescentes que receberam a primeira dose da vacina da dengue no Brasil retornaram para completar o esquema vacinal com a segunda aplicação, com base em dados preliminares do Departamento do Programa Nacional de Imunizações (DPNI).
De acordo com o departamento, 636 mil segundas doses foram aplicadas no país, enquanto 2,2 milhões de brasileiros deram início à imunização. Os números mostram que apenas 28,9% tomaram as duas doses necessárias para garantir a proteção contra a doença. Isso embora os estados tenham recebido imunizantes suficientes para as duas aplicações.