Universidade recicla apenas 4% do potencial
O reitor da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Irineu Manoel de Souza, aprovou a Portaria Normativa Nº 488/2024/GR, que estabelece as diretrizes para o gerenciamento de resíduos de coleta seletiva no campus de Florianópolis.
Desde 2017, a Coordenadoria de Gestão Ambiental (CGA/UFSC) promove a Coleta Seletiva Solidária da UFSC com ações que visam aumentar a reciclagem, promover a inclusão social dos catadores, reduzir o uso de sacos plásticos e facilitar o trabalho da equipe de limpeza. A terceira fase da implementação, iniciada em agosto deste ano, busca retirar, de forma voluntária, os cestos das salas de aula e instalar lixeiras nos corredores dos centros de ensino.
Com a nova Portaria, os setores administrativos, as salas de professores, os laboratórios e as clínicas da UFSC localizados em Florianópolis poderão ter, no máximo, duas lixeiras, uma para resíduos recicláveis e outra para rejeitos, de forma obrigatória. Segundo Gabriela Mota, administradora da CGA, a iniciativa se deu pela resistência às ações voluntárias. “Poucos setores estavam aderindo, os estagiários passavam nos setores e muita gente reclamava, então resolvemos tornar obrigatório. Até porque, nossas taxas de reciclagem estão muito baixas, só reciclamos 4% do nosso potencial”, diz ela.
A Portaria Normativa entrou em vigor na data de sua publicação no Boletim Oficial da UFSC, na última quinta-feira, dia 19, e os setores terão 30 dias para se adequarem às novas regras.
Fonte: Notícias UFSC