Documentação trazida em caminhão frigorífico do estado gaúcho passará por método de secagem, higienização e restauração, revela NSC
O Laboratório de Conservação e Restauração de Documentos (Labcon) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) lidera uma ação para recuperar os acervos atingidos pelas águas das enchentes no Rio Grande do Sul. O grupo colocou em prática um projeto de extensão voltado ao Museu de Igrejinha e à Biblioteca Pública de Camaquã, duas cidades severamente atingidas pelas águas que devastaram o estado gaúcho em abril e maio deste ano.
Sob orientação do Labcon, as duas instituições congelaram a documentação em freezers. O congelamento impede o crescimento de fungos, permitindo que os documentos sejam posteriormente tratados de forma mais segura.
Na próxima segunda-feira, dia 30, um caminhão frigorífico deve estacionar no pátio da UFSC trazendo a carga congelada das duas cidades gaúchas para, em Florianópolis, receber o tratamento técnico que inclui descongelamento, secagem, higienização, restauração, acondicionamento e devolução de documentos considerados históricos.
::: Conheça o trabalho de restauração e conservação de documentos realizado por mestranda da UFSC
Leia na íntegra: NSC