Fapesc recusou projetos de pesquisa relacionados a questões de gênero em editais de bolsas de pós-graduação
Na última quinta-feira, dia 19, o Instituto de Estudos de Gênero da Universidade Federal de Santa Catarina (IEG/UFSC) divulgou uma nota de repúdio às restrições impostas pela Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado Santa Catarina (Fapesc) em temas de pesquisas científicas relacionados a questões de gênero e sexualidade. A entidade recusou propostas da temática, submetidas nos editais de números 18, 19 e 20/2024 de bolsas de pós-graduação, de mestrado, doutorado e pós-doutorado, sob a justificativa de que não há “correlação direta entre o tema proposto pelos projetos e o desenvolvimento regional do Estado de Santa Catarina.” No início do mês, a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) também manifestou preocupação diante dos critérios adotados pela Fapesc.
O IEG afirma:
[…] Entendemos que a censura a temas relativos a gênero e sexualidades ou a temas políticos vai contra a liberdade de cátedra, e contra o livre desenvolvimento da ciência. Os estudos sobre inovação científica mostram, justamente que a diversidade é extremamente favorável à inovação. Além disso a própria FAPESC destaca a importância dos Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável da ONU, que contemplam de forma muito clara as pautas dos direitos humanos, dos direitos das mulheres e meninas, bem como da democracia e os direitos políticos.
O Instituto de Estudos de Gênero, denuncia e deplora essa censura a temas de pesquisa científica, necessárias ao pleno exercício da cidadania e da democracia pela população de Santa Catarina, bem como para a formulação de políticas públicas que contemplem setores muito significativos da sociedade catarinense.
Imprensa Apufsc