Docente participou da criação do curso na UFSC
A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) comunica, com pesar, o falecimento da professora aposentada Carmem Seara Cassol, ocorrido no último domingo, dia 15, aos 87 anos. Nascida em São Sebastião do Paraíso, em Minas Gerais, Carmem formou-se em Arquitetura pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) em 1964. Posteriormente, radicou-se em Florianópolis, onde seria a primeira mulher do estado com registro profissional de arquiteta, junto ao Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Santa Catarina (Crea/SC), num período em que Santa Catarina ainda não possuía escolas de arquitetura.
Em parceria com o companheiro, Ademar José Cassol, também arquiteto, desenvolveu importantes projetos na cidade. Os dois foram pioneiros em projetos de peças pré-moldadas de concreto, na adoção de pré-fabricação nas edificações e também no uso do concreto armado aparente.
Carmem ingressou como docente na UFSC em 13 de março de 1972, lecionando projeto arquitetônico no Departamento de Engenharia Civil (ECV). Nos anos seguintes, teve participação fundamental na comissão que criou o curso de graduação em Arquitetura e Urbanismo da UFSC, que iniciou suas atividades em março de 1977, tendo Carmem Cassol como a sua primeira coordenadora.
Em 1979, após a criação do departamento de Arquitetura e Urbanismo, atuou na viabilização da constituição de um corpo docente próprio para o ARQ-UFSC, desempenhando importantes funções como coordenadora de curso e, na década de 90, como chefe de Departamento.
Em nota, o Departamento de Arquitetura e Urbanismo da Universidade destacou a trajetória da professora Carmen: “Como docente, contribuiu para a formação de gerações de profissionais de Arquitetura e Urbanismo em Santa Catarina e, como arquiteta, desenvolveu até recentemente importantes projetos e obras em diversas cidades catarinenses. O Departamento de Arquitetura e Urbanismo da UFSC presta sua homenagem à professora Carmem Seara Cassol, por sua dedicação à profissão e por seu significativo legado a este Departamento, ao Curso e à Universidade Federal de Santa Catarina”.
A Universidade, sua comunidade e a Apufsc-Sindical solidarizam-se com os familiares e amigos da professora Carmen neste momento de luto.
Fonte: Notícias UFSC