Florianópolis recebe seminário “Jornalismo e Ditadura no Cone Sul”

O evento acontece nesta sexta-feira, dia 20, e tem apoio da Apufsc-Sindical

Ocorre nesta sexta-feira, dia 20, das 14h às 20h, o seminário “Jornalismo e Ditadura no Cone Sul”. O evento será realizado no Auditório da Federação dos Trabalhadores no Comércio do Estado de Santa Catarina (Fecesc), em Florianópolis, com apoio da Apufsc-Sindical. Durante o encontro, também ocorrerá a 3ª Edição do Prêmio Gustavo de Lacerda, que tem como objetivo reconhecer o trabalho de jornalistas em diversas áreas da profissão. O Portal Desacato, o Coletivo Memória, Verdade e Justiça “Derlei de Luca” e a Cooperativa Comunicacional Sul são os organizadores do evento. A entrada é gratuita.

O encontro será mediado por Rita Coitinho, servidora do Instituto Brasileiro de Museus, coautora da Política Nacional de Educação Museal (PNEM), curadora e coordenadora do Programa de Pesquisa do Museu Victor Meirelles/IBRAM e pesquisadora no Núcleo de Estudos de Materialismo Histórico e Geográfico “Nino Gramsci”, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Participam ainda como expositores: Darío Bursztyn, diretor de pauta da Rádio Nacional de Buenos Aires e colaborador de diversas emissoras da Província de Buenos Aires e redes internacionais; Nelson Rolim de Moura, editor e autor de Não Esquecemos a Ditadura – Memórias da Violência (2015) e Alberto Aleixo – O Jornal do PCB (2022); Vanessa Martina Silva, jornalista e editora da Revista Diálogos do Sul, especializada em Políticas Públicas para a Igualdade na América Latina pelo Conselho Latino-Americano de Ciências Sociais (Clacso); e Mariluce Moura, professora aposentada da Universidade Federal da Bahia, reintegrada em dezembro de 2015 por decisão da Comissão da Anistia/Ministério da Justiça, 40 anos após ter sido demitida por perseguições durante a ditadura militar.

Divulgação

Prêmio Gustavo de Lacerda

Os profissionais destacados na 3ª Edição do Prêmio Gustavo de Lacerda são Caroline Dall’Agnol e Julio Castellain.

Caroline Dall’Agnol ajudou a implantar formatos audiovisuais e multimídias na mídia independente e alternativa de Santa Catarina, a partir do trabalho que desenvolveu no Portal Desacato durante o período em que morou em Florianópolis.

Julio Castellain, jornalista de Blumenau, atua no âmbito sindical. Ele criou novas formas de ver e avaliar as notícias de interesse dos trabalhadores blumenauenses, alinhando-se às premissas do Portal Desacato e da Cooperativa Comunicacional Sul: Informar para Educar, Educar para Formar e Formar para Transformar.

A premiação visa manter viva a memória de Lacerda, jornalista negro de Florianópolis e fundador da primeira Associação Brasileira de Imprensa, no início do século passado.

Com informações do portal Desacato
Imprensa Apufsc