Conselho Deliberativo do Proifes discute estratégias para defesa da carreira docente e expansão da federação

Reunião do Conselho Deliberativo se estende até esta sexta-feira

O Conselho Deliberativo do Proifes-Federação se reuniu nesta quinta-feira, dia 12, para discutir pautas internas da Federação e dar andamento às discussões sobre a carreira dos docentes, além de debater estratégias para ampliação da federação. O encontro acontece em Brasília e se estende até esta sexta-feira, dia 13.

Wellington Duarte, presidente da federação, e Ana Paula Ribeiro, secretária (Foto: Proifes-Federação/Divulgação)

O presidente do Proifes, Wellington Duarte, conduziu a reunião ao lado da secretária Ana Paula Ribeiro e do vice-presidente, Flávio Silva. No primeiro momento, foram apresentados os informes dos sindicatos federados pelos respectivos representantes.

Durante os informes da presidência, Wellington destacou o papel da federação nas negociações com o Governo e sua importante atuação na defesa dos docentes das instituições federais. “Precisamos dizer aos professores que pertencer a uma federação que respeita a autonomia de seus sindicatos é muito melhor do que pertencer a uma entidade verticalizada e autoritária”, ressaltou.

Jairo Bolter, diretor tesoureiro do Proifes (Foto: Proifes-Federação/Divulgação)

O diretor tesoureiro, Jairo Bolter, enfatizou a necessidade de o Proifes estabelecer uma política de diálogo mais ampla com o Ministério da Educação (MEC), para que as demandas de carreira dos docentes levadas ao Governo sejam respondidas e solucionadas com maior efetividade. O Conselho Deliberativo também debateu a necessidade de ampliação da Federação, destacando a criação de um Grupo de Trabalho específico para a discussão do tema.

A reunião ainda deve discutir estatuto do Proifes-Federação e a organização do 20° Encontro Nacional da entidade.

Fonte: Proifes-Federação