UFSC é uma das vencedoras de competição de veículo sustentável

Equipe E3 da UFSC conquistou novo recorde sul-americano de eficiência energética

A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e o Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) venceram uma competição de veículos sustentáveis que recebeu times de diversas cidades do Brasil e de países como Bolívia, Colômbia, México e Peru. 

Com a equipe E3, a UFSC conquistou um novo recorde sul-americano de eficiência energética na categoria Bateria Elétrica do prêmio Shell Eco-Marathon 2024. Já o IFRS venceu a competição pela quarta vez e foi bicampeão da categoria Combustão Interna, com a equipe Drop Team do Campus Erechim do IFRS. O protótipo desenvolvido por docentes e estudantes atingiu a marca de 611 quilômetros percorridos por litro (km/l) de combustível. A equipe E3 UFSC venceu a competição com um protótipo elétrico, que alcançou a marca de 381,4 km/kWh, superando o recorde anterior e se destacando como um dos principais times na competição.   

O recorde destaca a importância de soluções sustentáveis no setor de transportes e a relevância das universidades federais no processo. “Estamos extremamente orgulhosos desse resultado. Ele é fruto de muita dedicação, pesquisa e trabalho em equipe. Sabemos que esse é apenas o começo de muitas outras conquistas que virão”, afirmou João Pedro de Andrade, capitão da equipe. A E3 UFSC é formada por estudantes de diversos cursos da UFSC e se dedica a pesquisar e criar soluções inovadoras para os desafios da mobilidade sustentável. A equipe desenvolve protótipos veiculares nas categorias Gasolina e Elétrico na competição.  

Outro destaque na edição deste ano foi o protagonismo das mulheres, como no automobilismo e nas engenharias. De acordo com a organização do evento, aproximadamente 60% das equipes participantes tiveram mulheres como pilotas, e quase 25% das equipes foram lideradas por mulheres, a exemplo da Drop Team.  

“Ao longo da nossa história, algumas integrantes da equipe foram mulheres, inclusive como pilotas, mas em 2023 a capitania passou a ser feminina. Estar em um meio que tem a predominância masculina é desafiador, mas isso tem evoluído. Encontramos espaço e conseguimos expor e compartilhar nossos conhecimentos, recebemos o respeito de cada um dos colegas. Mesmo a engenharia não sendo minha área de formação, a compreensão dos colegas da equipe tem sido de grande valia para que, em conjunto com as demais áreas, o projeto possa estar em constante desenvolvimento”, comentou Laisla Karen Portella, capitã da Drop Team. 

Shell Eco-Marathon 

A competição anual é patrocinada pela empresa e é voltada ao design e à construção de veículos que desenvolvam a melhor eficiência em consumo de combustível. O objetivo é desenhar e construir um veículo que utilize a menor quantidade de combustível para correr a maior distância possível. A competição deste ano ocorreu no Rio de Janeiro no fim de agosto.  

Fonte: Ministério da Educação