Evento é o maior sobre empreendedorismo universitário do Brasil
Uma equipe de estudantes da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), campus Joinville, foi destaque no Reuni Challenge, o maior evento de empreendedorismo universitário do Brasil, organizado pelo Orion Parque de Lages (SC), realizado entre os dias 4 e 7 de setembro. Sob a coordenação do professor Modesto Hurtado Ferrer, a startup Plant-X conquistou o primeiro lugar entre as 25 equipes participantes, que representavam as principais instituições de ensino superior de Santa Catarina e de outros estados. A equipe conquistou o título de Universidade Mais Empreendedora do Brasil.
A Plant-X apresenta uma solução inovadora que promete mudar a realidade do agronegócio brasileiro. O startup surgiu como uma solução prática e eficiente, focada no monitoramento de plantios em tempo real. O sistema embarcado detecta falhas na distribuição de sementes e mudas, bem como problemas mecânicos nas plantadeiras e condições inadequadas do solo, permitindo correções rápidas e precisas. O diferencial da Plant-X é sua simplicidade e confiabilidade, desenvolvida junto com os próprios agricultores para garantir que suas necessidades reais sejam atendidas.
A proposta da Plant-X inclui um atendimento completo ao produtor, começando com o diagnóstico inicial, passando pelo desenvolvimento e implementação do sistema, até o acompanhamento da colheita. Além disso, a startup oferece feedback contínuo e promove melhorias constantes na solução, garantindo resultados cada vez melhores. Essa abordagem cria uma experiência personalizada para o agricultor, permitindo que ele se sinta parte do processo e da inovação. A filosofia da Plant-X preza pela colaboração: “fazer com” e não “fazer para” o produtor.
Para Victor Bitencourt, estudante do curso de Bacharelado em Ciência e Tecnologia, que fez a apresentação do pitch final, o Reuni Challenge foi uma um evento muito intenso e agregador: “A UFSC de Joinville sempre teve essa pegada empreendedora e isso ajudou muito a ter mais segurança em relação ao projeto. Além do prêmio, fica o aprendizado sobre empreendedorismo e saber que existem outras possibilidades para atuar, além do contexto empresarial.” Amanda Ribeiro Machado, estudante de Engenharia Automotiva, destaca: “Participar do Reuni Challenge foi uma experiência incrível que nos trouxe muito aprendizado. Fomos desafiados o tempo todo e saímos da nossa zona de conforto, ao mesmo tempo em que aprendemos e compartilhamos experiências. Foi algo que não apenas nos enriqueceu academicamente, mas também de forma pessoal.”
Para o professor Modesto, orientador dos alunos, o Reuni Challenge foi uma jornada intensa e de muitos aprendizados: “O evento marcou o início de um processo de transformação dos nossos estudantes, de engenheiros dedicados para empreendedores de sucesso, com uma visão clara de como construir algo grandioso, que vai impactar a vida de muitas pessoas.”
Com o título de Universidade Mais Empreendedora do Brasil, a UFSC-Joinville reafirma seu compromisso com a inovação e com o desenvolvimento de soluções que fazem a diferença no mercado. A Plant-X é um exemplo de como a tecnologia pode ser aplicada de forma acessível e eficaz, ajudando pequenos e médios produtores a superarem seus desafios e aumentarem sua produtividade, contribuindo para a sustentabilidade do agronegócio no Brasil.
O Reuni Challenge está em sua sétima edição e tem como principal objetivo desenvolver o empreendedorismo em jovens universitários, através de uma jornada imersiva, ao longo de quatro dias. Nesta 7ª edição, os participantes tiveram acesso a um banco de oito desafios, que serviu como ponto de partida no processo de identificação do problema, auxiliando o processo de ideação da solução bem como a modelagem dos negócios propostos, exigindo resiliência, criatividade e foco nas soluções. Ao longo dessa jornada, as equipes foram acompanhadas por um time de empreendedores de diferentes áreas, que atuaram como mentores, orientando e estimulando os estudantes para o desenvolvimento de negócios consistentes e sustentáveis.
Durante o Reuni Challenge, a equipe da UFSC-Joinville teve acesso a produtores de sete estados brasileiros, onde 70% relataram problemas recorrentes de falhas no plantio. Esses problemas estão associados a defeitos nas plantadeiras, falta de mão de obra qualificada para operar novas tecnologias e dificuldades com o solo. As consequências são perdas significativas na produtividade e impactos econômicos negativos para os agricultores.
Fonte: Notícias UFSC