Há aumento de casos de síndrome respiratória aguda grave (SRAG) em todas as faixas etárias
Os casos de Covid-19 continuam aumentando em todo o país, de acordo com informações do último boletim Infogripe, da Fiocruz, divulgado nesta quinta-feira, dia 5. De acordo com o levantamento, os estados com maior crescimento são São Paulo e Goiás. Nestes locais, a doença está associada às ocorrências de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG). Os dados são referentes ao período de 25 a 31 de agosto.
Já os casos de SRAG por vírus sincicial respiratório (VSR) e influenza A, causador da gripe, mantêm tendência de queda na maior parte do território. Devido à grande movimentação de pessoas entre São Paulo e outras regiões do país, os pesquisadores alertam que o aumento de SRAG por Covid-19 no estado pode impulsionar a disseminação e o crescimento da doença em outros estados nas próximas semanas.
Diante desse quadro, a pesquisadora Tatiana Portella, do Programa de Computação Científica da Fiocruz e do Boletim InfoGripe, destaca a importância de que todas as pessoas dos grupos de risco estejam em dia com a vacinação contra a Covid-19. Também é fundamental que a população adote cuidados como o uso de máscaras em locais fechados, com maior número de pessoas, e dentro de postos de saúde.
Leia na íntegra: O Globo