COP30: Ministério dos Povos Indígenas seleciona estudante da UFSC para curso de lideranças

Eliel Ukan Patté Camlem é estudante do curso de Relações Internacionais da UFSC, do povo Xokleng Laklãnõ

O estudante do curso de Relações Internacionais da UFSC, Eliel Ukan Patté Camlem, foi selecionado pelo Ministério dos Povos Indígenas do governo federal para participar do programa Kuntari Katu: Líderes Indígenas na Política Global. O primeiro módulo do programa ocorrerá presencialmente em Brasília nos dias 11 a 14 de setembro de 2024, no Instituto Rio Branco do Ministério das Relações Exteriores.

O Ministério selecionou 30 representantes de povos indígenas entre centenas de candidatos para participar de um curso formativo de lideranças para atuar na 30ª Convenção Quadro das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP30), a ser realizada em Belém, no Pará, em novembro de 2025.

Fruto de parceria do Ministério dos Povos Indígenas com o Ministério de Relações Exteriores e o Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima, o Programa foi lançado em agosto na 2ª Reunião do Conselho Nacional de Política Indigenista (CNPI), realizado no Palácio do Itamaraty, em Brasília. Kuntari Katu é uma expressão que significa “aquele que fala bem”.

Eliel é estudante do curso de Relações Internacionais da UFSC, do povo Xokleng Laklãnõ. Eliel tem se destacado por sua participação em projetos de pesquisa e extensão no curso e na coordenação do Centro Acadêmico de Relações Internacionais, além de ser membro do Conselho Universitário e do Movimento Maloca UFSC. Eliel é o primeiro estudante indígena do curso de Relações Internacionais e pretende ser o primeiro diplomata indígena do Brasil.

Saiba mais sobre o programa Kuntari Katu

Fonte: Notícias da UFSC