Presidente recebeu representantes das escolas ‘nota 10’ do Ideb nesta quarta-feira, dia 4, destaca Agência Brasil e Carta Capital
Alunos, professores e diretores das 21 escolas que tiraram nota 10 no último ciclo do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) foram recebidos nesta quarta-feira, dia 4, no Palácio do Planalto. O indicador avalia o desempenho das escolas e redes de ensino no Brasil. Ele combina os resultados dos estudantes nas avaliações de leitura e matemática (Saeb) com as taxas de aprovação, garantindo que qualidade e fluxo escolar andem lado a lado.
“O governo federal tem preocupação desde a creche até a universidade, em todos os momentos da educação de nossos estudantes. Temos a tarefa de colocar em prática as ações das escolas com nota 10 no Ideb, para replicá-las em todas as outras. Nenhum país se desenvolveu sem investir na educação”, destacou o presidente Lula. Das instituições com nota 10 no Ideb, 15 estão no Ceará, 5 em Alagoas e uma em Pernambuco, portanto, todas no Nordeste.
“Para aprender, uma criança precisa de algumas coisas na vida dela. Eu sempre me pergunto se a escola está fazendo jus e estimulando nossas crianças a terem vontade de ir para a escola. Também nossos professores e professoras precisam estar bem, e é por isso que criamos um Piso Salarial“, continuou.
Ainda, segundo a Carta Capital, o presidente reforçou o compromisso do governo com a alfabetização de pelo menos 80% das crianças na idade adequada até 2030. Conforme os últimos dados, esse índice, que se refere a alunos alfabetizados até o segundo ano do ensino fundamental, está atualmente em 56%.
“Nós descobrimos que milhões de crianças no segundo ano de escola fundamental ainda estão analfabetas, e nós fizemos um pacto com governadores, com prefeitos [em busca dos 80%]”, disse Lula durante uma cerimônia.
Leia na íntegra: Agência Brasil e Carta Capital